
Seminário de Especialidade em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia
Código
73200103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Maria Cardeira Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes:
OA1)Desenvolvam competências teóricas, nomeadamente em termos de conceitos para a elaboração dos seus projectos de doutoramento
OA2) Desenvolvem competências criticas
OA3) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.
OA4) confrontem pesquisas relacionadas com as demandas de agentes públicos, estatais e outros.
OA5) desemvolvem uma reflexão sobre os valores subjacentes à prática da preservação e ao PCI
Pré-requisitos
Conteúdo
P 1 A cultura e o PCI como recurso económico e político. A politicização e mercadorização da cultura. Museus e heritage sites . P 2 A natureza do património cultural e a cultura do património natural. Museus e a produção do património. P 3 O PCI e a noção antropológica de cultura.P4 -Da World Heritage List aos Masterpieces of the Oral and IHH. O fado como PCI.
P5 Diversidade cultural e valores universais. P6 -As festas Nicolinas. P7.Património cultural e património natural. PCI e a noção de paisagem cultural.P8-Conflito e percepção do ambiente em áreas protegida. A produção e consumo de wilderness. P9 Património imaterial, propriedade intelectual e material; propriedade cultural, posse e autoria; os cultural heritage rights.P10 A preservação do património como valor. Inventários e listas. P11 O património imaterial como produção meta-cultural; património by consent e by descent. A canonização do património. P12 Os Critical heritage studies e noção de authorized heritage discourse.
Bibliografia
Graham, B., and P. Howard eds., The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity, London : Ashgate, 2008.
Harrison, Rodney, 2013, Heritage. Critical Approaches, London and New York: Routledge.
Heinich, Nathalie, La Fabrique du Patrimoine. Paris, 2009.
Kirshenblatt-Gimblett, Barbara, World Heritage and Cultural Economics, in Karp, Ivan and Corinne A. Kratz eds., Museum Frictions. Public Cultures/ Global Transformations, Durham : Duke University Press, 2006, 161-202
Kurin, Richard, Safeguarding Intangible Cultural Heritage in the 2003 UNESCO Convention: A Critical Appraisal, Museum
International, 56 (1-2), 2004, 66-77.
Olwig, Karen and David Lowenthal eds., The Nature of Cultural Heritage and the Culture of Natural Heritage, London and New York: Routledge, 2006.
Smith, Laurajane, Uses of Heritage, Abingdon and New York: Routledge, 2006.
Smith, Laurajane and Natsuko Akagawa eds., Intangible Heritage, London and New York: Routledge, 2009.
Método de ensino
Transmissão de competências analiticas no seminário (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos metodológicos e conceptualização); prática de discussão dirigidas à aquisição de competências, de reflexão crítica e exposição clara de conhecimentos.
Tónica posta na dimensão de equipa em torno de uma temática comum.
Método de avaliação
Leitura prévia dos textos para cada uma das 12 sessões e discussão nos seminários ( 20%) e Ensaio final de 20 páginas ( 80%)