Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Antropologia das Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo

Código

73200104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os estudantes:
a) Desenvolvam competências teóricas e metodológicas com vista à definição fundamentada de um problema de pesquisa, e desenho e escrita de uma tese na area de especialização em Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo;
b) Elaborem (uma primeira versão) da revisão da literatura disponível relacionada com o problema de pesquisa esboçado;
c) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma dissertação de doutoramento em Antropologia, Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo. Este processo é acompanhado por todos os orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens téorico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função desta área de especialização e dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.

Bibliografia

BARTH, Frederick, 1969, “Introduction“, Barth, F. (ed) Ethnic Groups and Boundaries. The Social Organization of Cultural Difference, Bergen-Oslo, Universitets Forlaget, London, George Allen & Unwin
BASCH, Linda, Nina GLICK SCHILLER & Cristina Szanton BLANC, 1994, Nations Unbound. Transnational Projects, Postcolonial Predicaments and Deterritorialised Nation-States, Basel, Gordon and Breach Publishers
DENZIN, Nornam K & Yvonna LIncoln. (eds), 1994, Handbook of Qualitative Research, London, Sage.
GANS, Herbert, 1996, “Symbolic Ethnicity: the Future of Ethnic Groups and Cultures in America”, Sollors, W. (ed.), Theories
of Ethnicity. A Classical Reader, London, Mac Millan Press
LEVITT, Peggy, 2001, The Transnational Villagers, Berkeley, University of California Press
PORTES, Alejandro, 1999, “Os Filhos dos Emigrantes. A Assimilação Segmentada e as suas Determinantes”, Portes, A., Migrações Internacionais. Origens, Tipos e Modos de Incoporação, Oeiras, Celta,

Método de ensino

Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.

Método de avaliação

Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de tese.

Cursos