
Seminário de Especialidade em Antropologia Aplicada, Cooperação e Desenvolvimento
Código
73200109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
a) Desenvolver competências e aptidões teóricas, analíticas e metodológicas para a construção de um projecto de tese de doutoramento em Antropologia Aplicada, Coooperação e Desenvolvimento;
b) Discutir de forma crítica e argumentativa problemas relevantes da Antropologia Aplicada, Cooperação e Desenvolvimento em eventos científicos da área de especialidade;
c) Participar activamente em sessões de problem-solving envolvendo múltiplos parceiros e representantes das comunidades envolvidas, tentando identificar possíveis soluções através de métodos de pesquisa participativa;
d) Sinalizar questões de natureza ética implicadas nos estudos em que participam, orientando sempre a pesquisa para a melhoria das condições de vida dos sujeitos da sua pesquisa.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma dissertação de doutoramento em Antropologia Aplicada, Cooperação e Desenvolvimento. Este processo é acompanhado por todos os
orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens téorico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de
pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.
Bibliografia
BENZIN, Nornam K e Lincoln, Yvonna S. (eds) (1994) Handbook of Qualitative Research, London, Sage
ERVIN, Alexander, 2005 [2000], Applied Anthropology. Tools and Perspectives for Contemporary Practice. Boston, New York, San Francisco: Pearson.
GOLDMAN, Laurence (ed.), 2000, Social Impact Analysis. An Applied Anthropology Manual. Oxford, New York: Berg.
SILLITOE, Paul, 2007, «Anthropologists only need apply: challenges of applied anthropology», The Journal of the Royal Anthropological Institute, Volume 13, Number 1, pp. 147-165(19).
Método de ensino
Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidasà aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.
Método de avaliação
Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de tese.