
Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação
Código
73201101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
António Marques
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes devem construir um conhecimento multidisciplinar dos seus temas específicos. Devem aumentar progressivamente o conhecimento do status questionis dos tópicos que constituem o seu projecto de tese. Devem apurar as metodologias de pesquisa e aumentar decisivamente a sua capacidade de argumentação na justificação das suas teses. Devem criar progressivamente capacidades de argumentação dialéctica face a teses opostas no mesmo campo de investigação.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A evolução da comunicação: linguagens naturais e artificiais; 2. Os problemas do espaço público: dimensões ética e política; 3. A comunicação e tecnologias: novas expressões e mutações; 4. A dimensão estética e política da comunicação. 5. A intencionalidade colectiva 6. O princípio da acção comunicacional 7. O espaço público 8. O relativismo cultural e a globalização: principais problemas éticos e políticos.
Bibliografia
- John R. Searle: The Construction of Social Reality, New York: The Penguin Books, 1995/ Consciousness and Reality, Cambridge: Cambridge UP, 2003)
- H. P. Grice: Logic and Conversation in The Philosophy of Language, ed. A.P Martinich, 3ª ed., Oxford: Oxford UP, 1996, pp. 156- 167)
- L. Wittgenstein: Investigações Filosóficas, Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1995)
- L. Wittgenstein: Culture and Value, trad. inglesa do original Vermischte Bemerkungen, Chicago: The Chicago UP, 1980/ Remarks on Frazers Golden Bough in L. Wittgenstein, Philosophical Occasions, 1912-1951, ed. J. Klagge and A. Nordmann, Indianopolis& Cambridge: Hackett, 1993, pp. 118-154
- Amartya Sen, The Idea of Justice, Allen Labe, Penguin Books
Método de ensino
As sessões de seminário serão preenchidas com uma parte expositiva do docente incidindo sobre os conteúdos programáticos. A exposição terá como base textos relevantes de autores contemporâneos, sendo aqueles distribuídos com antecedência aos alunos. Outra parte do tempo disponível é preenchido com exposições dos alunos sobre temas escolhidos por estes, directamente relacionados com o programa da unidade curricular.
Método de avaliação
A avaliação é feita tendo em conta o nível de participação do aluno na parte expositiva do docente e a qualidade da sua exposição, a qual, na sua forma escrita, deverá ser ainda objecto de discussão final entre professor e aluno.