Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Comunicação Estratégica

Código

73201104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

João Sàágua

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os estudantes devem ficar habilitados a exercer a sua atividade profissional, nos diferentes domínios da Comunicação Estratégica, pelo ganho de conhecimentos adequados, pelo desenvolvimento das aptidões existentes e pelo reforço das competências necessárias. Os estudantes serão apoiados no ganho de competências científicas e na elaboração de projetos de investigação.

Pré-requisitos

Conteúdo

A Estratégia e a Comunicação.
As áreas empresariais, políticas e sociais.
Comunicação e Culturas nacionais, regionais e empresariais.

Bibliografia

Bouza Serrano, José de, O Livro do Protocolo, Esfera dos Livros, Lisboa, 2011.
Costa Bueno, Wilson da, Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2009.
Gryspeerdt, Axel, Annabelle Klein, Rites et Rumeurs, EVO Éditions, Bruxelles, 1995. Lampreia, Joaquim Martins (coordenação científica) Marketing Político, prefácio de Joel Hasse Ferreira, Edições Sílabo, 2010.
Lampreia, Joaquim Martins, Daniel Guéguen, O Lóbi, prefácio de Joel Hasse Ferreira, Texto Editora, Lisboa, 2008.
Libaert, Thierry, Jean Marie Pierlot, La communication des associations, Dunod, Paris, 2009.
Villafane, Justo, Imagen Positiva - Gestión estratégica de la imagen de las empresas, Ediciones Pirâmide, Madrid, 2002.

Método de ensino

As metodologias de ensino são altamente participadas pelos estudantes, com apresentações e intervenções feitas nas aulas, bem como esclarecimento de questões.

Método de avaliação

A avaliação integra ainda trabalhos escritos e a sua discussão.

Cursos