
Seminário de Especialidade em Comunicação Estratégica
Código
73201104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
João Sàágua
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes devem ficar habilitados a exercer a sua atividade profissional, nos diferentes domínios da Comunicação Estratégica, pelo ganho de conhecimentos adequados, pelo desenvolvimento das aptidões existentes e pelo reforço das competências necessárias. Os estudantes serão apoiados no ganho de competências científicas e na elaboração de projetos de investigação.
Pré-requisitos
Conteúdo
A Estratégia e a Comunicação.
As áreas empresariais, políticas e sociais.
Comunicação e Culturas nacionais, regionais e empresariais.
Bibliografia
Bouza Serrano, José de, O Livro do Protocolo, Esfera dos Livros, Lisboa, 2011.
Costa Bueno, Wilson da, Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2009.
Gryspeerdt, Axel, Annabelle Klein, Rites et Rumeurs, EVO Éditions, Bruxelles, 1995. Lampreia, Joaquim Martins (coordenação científica) Marketing Político, prefácio de Joel Hasse Ferreira, Edições Sílabo, 2010.
Lampreia, Joaquim Martins, Daniel Guéguen, O Lóbi, prefácio de Joel Hasse Ferreira, Texto Editora, Lisboa, 2008.
Libaert, Thierry, Jean Marie Pierlot, La communication des associations, Dunod, Paris, 2009.
Villafane, Justo, Imagen Positiva - Gestión estratégica de la imagen de las empresas, Ediciones Pirâmide, Madrid, 2002.
Método de ensino
As metodologias de ensino são altamente participadas pelos estudantes, com apresentações e intervenções feitas nas aulas, bem como esclarecimento de questões.
Método de avaliação
A avaliação integra ainda trabalhos escritos e a sua discussão.