
Metodologias em Ciências Musicais
Código
73202100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Paulo Ferreira de Castro
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Fornecer instrumentos conceptuais e metodológicos, e desenvolver competências críticas de alto nível nos domínios da Musicologia Histórica e da Etnomusicologia;
b) Promover linhas de orientação bibliográfica/documental e desenvolver capacidades de obtenção e utilização de informação actualizada e cientificamente relevante nestes domínios;
c) Desenvolver capacidades de conceptualização, problematização e elaboração em qualquer domínio da investigação musicológica, numa perspectiva aberta à interdisciplinaridade, em correlação com as temáticas da dissertação de doutoramento e áreas de interesse específicas do aluno;
d) Desenvolver capacidades de expressão oral e escrita orientadas pelos padrões de clareza e rigor da comunicação académica internacional;
e) Dar a conhecer em profundidade as tendências contemporâneas mais relevantes no âmbito da investigação em Musicologia.
Pré-requisitos
Nota: É exigido um excelente domínio do Inglês escrito.
Conteúdo
A definir em função das áreas de investigação específica dos alunos, em correlação com o programa alargado de leituras estabelecido no início do semestre.
Bibliografia
Bergeron, Katherine e Philip V. Bohlman (eds.), Disciplining Music: Musicology and Its Canons, Chicago: UCP, 1992
Clayton, Martin, Trevor Herbert e Richard Middleton (eds.), The Cultural Study of Music, New York: Routledge, 2011
Cook, Nicholas e Mark Everist (eds.), Rethinking Music, Oxford: OUP, 2001
Hooper, Giles, The Discourse of Musicology, Aldershot: Ashgate, 2006
Kramer, Lawrence, Classical Music and Postmodern Knowledge, Berkeley: UCP, 1995
Williams, Alastair, Constructing Musicology, Farnham: Ashgate, 2001
Método de ensino
30% de aulas teóricas e 70% de práticas. As aulas práticas realizam-se a partir de apresentações orais pelos alunos dos seus trabalhos individuais, e da subsequente discussão em grupo.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre as apresentações orais e a qualidade da participação na discussão (30%), e um trabalho escrito final sobre um tópico relevante para a dissertação do aluno (70%).