Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Ciências Musicais Históricas

Código

73202102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

Rui Vieira Nery

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina pretende apoiar os alunos de Doutoramento no enquadramento das práticas e representações musicais portuguesas no âmbito dos contextos históricos globais em que se integram, desde o início do século XVI à actualidade. Procura-se identificar, para cada período histórico, as principais linhas de fundo político-económicas e socio-culturais que em cada grande período histórico condicionaram a criação, a prática performativa, a recepção, a reflexão teórica e a formação na Música em Portugal entre o final do Renascimento e a II República. O seminário poderá incorporar a apresentação e discussão dos planos de trabalho dos projectos de tese dos doutorandos, na óptica da respectiva contextualização histórica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

CONTEXTOS E ESTRUTURAS DA VIDA MUSICAL PORTUGUESA
Séculos XVI a XXI.
Os objectivos acima enunciados serão atingidos através da abordagem dos seguintes tópicos fundamentais de exposição:
1 – Distinção e cosmopolitismo na sociedade de corte quinhentista.
2 – A Contra-Reforma e o peso dos corpos intermédios eclesiásticos.
3 – O Absolutismo joanino e o reforço do patrocínio da Coroa.
4 – As reformas pombalinas e a emergência do espectáculo público.
5 – A nova sociabilidade urbana setecentista e as práticas culturais domésticas.
6 – O quotidiano cultural na sociedade colonial luso-brasileira.
7 – O projecto cultural progressista do Liberalismo radical.
8 – O salão burguês e o circuito do entretenimento público.
9 – O impulso regenerador da Geração de 70.
10 – A República Democrática e as dinâmicas da sociedade civil.
11 – A estratégia cultural centralizada do Estado Novo.
12 – Continuidades e transformações socio-culturais entre o Pós-Guerra e a Primavera marcelista.
13 – O debate sobre as políticas culturais no Portugal democrático.

Bibliografia

José Mattoso (coord.), História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 1992-1993, 8 volumes.
Joel Serrão (coord.), Diccionário de História de Portugal. 2ª e./Porto: Figueirinhas. 1999, 6 volumes; Suplemento/António Barreto (coord.). Porto: Figueirinhas, 1999, 3 volumes.
Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Monteiro e Rui Ramos, História de Portugal. Lisboa: Perspectivas e Realidades, 2009.
José Matoso (coord.), História da Vida Privada em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 2010-2011 4 volumes.
Pedro Lains, História Económica de Portugal (1700/2000). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, 2004, 3 volumes.
Rui Vieira Nery e Paulo Ferreira de Castro, Sínteses da Cultura Portuguesa: História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
Manuel Carlos de Brito e Luísa Cymbron, História da Música Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
Rui Vieira Nery, Os Sons da República: Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012.
Artigos pertinentes em Salwa Castelo-Branco (coord.); Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores, 2010, 4 volumes.

Método de ensino

Método de avaliação

Avaliação contínua, com base na participação na aula e na apresentação de uma recensão crítica e de um plano de trabalho fundamentado sobre um tema de investigação.

Cursos