
Seminário de Especialidade em Etnomusicologia
Código
73202103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Salwa Castelo Branco
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Familiarizar os doutorandos com os principais paradigmas teóricos e metodológicos actuais na
Etnomusicologia perspectivados a partir das principais correntes actuais nas Ciências Sociais e Humanas,
com especial destaque para a Antropologia e os Estudos culturais.
b) Ser capaz de discutir questões epistemologicas, metodológicas e éticas centrais para a investigação
etnomusicológica.
c) Ser capaz de analisar as publicações representativas dos principais paradigmas teóricos da disciplina.
Pré-requisitos
Conteúdo
a) Exposição das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós
modernismo, pós colonialismo e a teoria crítica.
b) Análise do impacto da adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica
de processos centrais na música nos últimos 20 anos tais como: a globalização da produção e do consumo
musicais; o contributo da cultura expressiva para a formação de comunidades em diáspora, para a interacção
entre elas, e para a sua integração nas sociedades de acolhimento; processos musicais ocorridas no âmbito
do encontro colonial; a integração da música dos subalternos e das periferias no mercado global; a
manutenção, apropriação e ocultação de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de
relações de poder através da música.
c) Análise crítica das principais obras onde paradigmas actuais da Etnomusicologia estão patentes.
Bibliografia
Bohlman, Philip & Radano, Ronald (eds.) (2000). Music and the Racial Imagination. Chicago: Chicago
University Press.
Born, Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000). Western Music and its Others: Difference, Representation
and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press.
Erlman, Veit (1999). Music, Modernity and the Global Imagination. Oxford: Oxford University Press.
Slobin M. (1993). Subcultural Sounds: Micro- musics of the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press.
Stokes, Martin (2004). Music and the Global Order, Anual Review of Anthropology 33: 47-72.
Método de ensino
Exposição dos principais assuntos por parte do professor.
Discussão critica dos mesmos entre docentes e doutorandos .
Apresentação de Recensões críticas de algumas das publicações mais relevantes por parte dos alunos.
Método de avaliação
Avaliação continua 20%
Recensões criticas 30%
Ensaio escrito 50%