Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Etnomusicologia

Código

73202103

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

Salwa Castelo Branco

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Familiarizar os doutorandos com os principais paradigmas teóricos e metodológicos actuais na
Etnomusicologia perspectivados a partir das principais correntes actuais nas Ciências Sociais e Humanas,
com especial destaque para a Antropologia e os Estudos culturais.
b) Ser capaz de discutir questões epistemologicas, metodológicas e éticas centrais para a investigação
etnomusicológica.
c) Ser capaz de analisar as publicações representativas dos principais paradigmas teóricos da disciplina.

Pré-requisitos

Conteúdo

a) Exposição das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós
modernismo, pós colonialismo e a teoria crítica.
b) Análise do impacto da adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica
de processos centrais na música nos últimos 20 anos tais como: a globalização da produção e do consumo
musicais; o contributo da cultura expressiva para a formação de comunidades em diáspora, para a interacção
entre elas, e para a sua integração nas sociedades de acolhimento; processos musicais ocorridas no âmbito
do encontro colonial; a integração da música dos subalternos e das periferias no mercado global; a
manutenção, apropriação e ocultação de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de
relações de poder através da música.
c) Análise crítica das principais obras onde paradigmas actuais da Etnomusicologia estão patentes.

Bibliografia

Bohlman, Philip & Radano, Ronald (eds.) (2000). Music and the Racial Imagination. Chicago: Chicago
University Press.
Born, Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000). Western Music and its Others: Difference, Representation
and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press.
Erlman, Veit (1999). Music, Modernity and the Global Imagination. Oxford: Oxford University Press.
Slobin M. (1993). Subcultural Sounds: Micro- musics of the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press.
Stokes, Martin (2004). “Music and the Global Order,” Anual Review of Anthropology 33: 47-72.

Método de ensino

Exposição dos principais assuntos por parte do professor.
Discussão critica dos mesmos entre docentes e doutorandos .
Apresentação de Recensões críticas de algumas das publicações mais relevantes por parte dos alunos.

Método de avaliação

Avaliação continua 20%
Recensões criticas 30%
Ensaio escrito 50%

Cursos