
Seminário de Especialidade em Ensino e Psicologia da Música
Código
73202104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Helena Rodrigues
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
a) Adquirir uma perspectiva geral sobre temas de estudo e diferentes abordagens metodológicas no âmbito do Ensino e Psicologia da Música.
b) Aprofundar tópicos de trabalho e instrumentos metodológicos que têm sido usados no âmbito do estudo da interacção humana, do desenvolvimento musical na infância e dos estudos da voz.
c) Desenvolver capacidades de pesquisa em termos de recolha e selecção da informação.
d) Aplicar competências de análise crítica a publicações cientificamente arbitradas e a outros contributos da especialidade.
e) Adquirir conhecimentos visando a concepção e redacção de um artigo de revisão de literatura.
f) Adquirir competências de observação e ferramentas de trabalho necessárias à sua sistematização e análise.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
A) Psicologia da Música e Pedagogia Musical: definição de campos de trabalhos e identificação de questões de investigação.
B) Metodologias de observação no âmbito do estudo da interacção humana e do desenvolvimento musical na infância. Aplicação ao caso específico da arte para a infância.
C) A voz e a aquisição da voz cantada: da infância à performance de alto nível. Corpo, voz e movimento: estudo de diferentes perspectivas relativas ao uso da voz falada e da voz cantada.
D) Fontes de pesquisa e cuidados na revisão da literatura de temas seleccionados no âmbito do estudo da interacção humana, do desenvolvimento musical na infância ou de estudos da voz. Aspectos relativos à redacção de artigos de revisão de literatura neste âmbito temático.
Bibliografia
Artigos e livros disponibilizados ao longo das aulas.
Cozby, P. (2003) Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento, São Paulo: Editora Atlas.
Rodrigues, H. & Johnson, C. (2007) Investigação em Psicologia da Música: Estudos Críticos. Lisboa, CESEM.
Martin, P. & Bateson, P. (1994), Measuring Behaviour. Cambridge: Cambridge University Press.
Storr, A. (2007) La música y la mente. Barcelona: Paidós.
Método de ensino
Aulas expositivas, incluindo a participação de convidados.
Exposição a situações de treino de competências de observação sobre registos vídeo no âmbito do desenvolvimento musical.
Discussões acompanhando a pesquisa bibliográfica visando a redacção de um artigo de revisão de literatura num dos temas supramencionados (desenvolvimento musical na infância ou estudos da voz).
Método de avaliação
1.Participação nas aulas (10%)
2. Produção de um mínimo de 5 fichas de leitura (cada uma com o máximo de 4000 caracteres) no âmbito temático dos estudos da voz, da interacção humana ou do desenvolvimento musical na infância (30%)
3. Apresentação oral do trabalho mencionado em 2 e respectiva discussão. (10%)
4. Realização de um artigo de revisão de literatura no âmbito temático dos estudos da voz ou do desenvolvimento musical na infância (50%)
Este documento será avaliado segundo os seguintes parâmetros: capacidade de iniciativa para encontrar fontes de pesquisa; rigor na descrição do trabalho das fontes consultadas; capacidade de síntese; capacidade crítica; qualidade de escrita; capacidade de estabelecer relações entre os vários contributos lidos; apresentação de perspectiva pessoal e original.