
Seminário de Investigação Artística
Código
73202107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
5
Professor responsável
Jorge Matta
Horas semanais
1
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
Investigação Artística é um paradigma emergente no campo da produção, comunicação e teorização das
artes. Definindo um género de investigação na qual o ´modo´ concreto de apresentação constitui parte
essencial e inalienável do resultado,combinando investigação científica com criação artística.
O objectivo deste seminário consiste em apresentar e tornar manejáveis conceitos e práticas de Investigação Artística, indicando caminhos para os projectos de doutoramento dos participantes. Pretende-se ainda potenciar transformações relevantes nas práticas artísticas e na capacidade conceptual dos participantes.
Atenção especial será dada a: desenvolver o vocabulário indispensável; conceptualizar as relações entre
teoria e prática como parte do processo de resolução de problemas; focalizar a atenção em modelos e
oportunidades latentes no encontro da teoria com a prática musical; fornecer exemplos concretos de
investigação artística; fomentar a inter- e transdisciplinaridade.
Pré-requisitos
Conteúdo
O seminário apresentará e discutirá variados temas, conceitos e autores relevantes para o discurso no
campo da investigação artística, organizados nos seguintes módulos:
1. Estética (Kant, Schiller, Hegel, Adorno)
2. Política da Estética (Marcuse, Jacques Rancière)
3. Filosofia francesa do pós-guerra (Deleuze & Guattari, Lyotard)
4. Fenomenologia (Husserl, Merleau-Ponty)
5. Epistemologia (Bachelard, Thomas Kuhn, Hans-Jörg Rheinberger)
6. Psicanálise (Freud, Guattari)
7. Neurociências (Damásio, Jean Vion-Dury)
8. Estudos de Performance (John Rink, Nicholas Cook)
Bibliografia
Barrett, Estelle and Barbara Bolt (ed.), Practice as Research. Approaches to Creative Arts Enquiry,London:
Tauris,2007
Borgdorff, Henk, ´The Debate on Research in the Arts´, in Sensuous Knowledge, Bergen:National Academy
of the Arts,2006
Coessens, Kathleen, Darla Crispin and Anne Douglas, The Artistic Turn, Ghent:Orpheus Institute, 2009
De Assis, Paulo, ´Beyond Urtext: A dynamic approach to music editing´, in Dynamics of Constraints - Essays on Notation, Performance and Improvisation, Ghent:Orpheus Institute, 2009
Hannula, Mika, Juha Suornta and Tere Vadén, Artistic Research, Helsinki, 2005
Macleod, Katy and Lin Holdridge, Thinking through Art. Reflections on Art as Research, London: Routledge,
2006
Östersjö, Stefan, Negotiating the Musical Work, Malmö: Academy of Performing Arts, 2008
Rink, John, Musical Performance: A Guide to Understanding, Cambridge U. Press, 2003
Schön, Donald, The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books, 1982
Método de ensino
O seminário decorrerá em sessões semanais (ou quinzenais). No início será distribuído um ´Guia´ e um ´Livro
de Textos´ contendo todos os textos e referências bibliográficas que serão usadas. Os doutorandos terão de
redigir breves comentários (150 palavras) aos textos apresentados. Tais comentários serão entregues antes
ou durante as sessões, permitindo uma discussão produtiva. Comentários escritos às conferências de
convidados serão também esperados. No fim do seminário será pedida uma nova versão do projecto de
investigação apresentado no início do doutoramento.
Método de avaliação
A avaliação final será baseada nas seguintes componentes: breves comentários produzidos durante o seminário (25%), nova versão do projecto de investigação (25%), uma apresentação de 20 minutos (50%). Projectos pluralistas, inter- e transdisciplinares são encorajados. A inclusão de uma componente de prática artística é uma condição necessária e imprescindível.