Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estética

Código

73203115

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

João Pardana Constâncio

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Ser capaz de reconhecer a importância capital da história da filosofia para o pensamento contemporâneo sobre a Arte;
b) Ser capaz de desenvolver uma visão ao mesmo tempo crítica e criativa sobre os principais problemas da Estética Moderna e Contemporânea;
c) Adquirir um conhecimento aprofundado dos principais problemas e da história da Estética, bem como da sua ligação com as problemáticas contemporâneas da Arte;
d) Ser capaz de identificar, acompanhar e discutir alguns dos principais debates contemporâneos sobre a Arte.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Introdução à Modernidade focada na Estética Kantiana. A radicalidade dos conceitos de Subjectividade e Autonomia e o rompimento com as concepções pré-modernas da arte e do juízo de gosto.
2. De Kant até Nietzsche: reconfigurações e questionamentos dos conceitos de Subjectividade e Autonomia nos Românticos, em Schopenhauer e Hegel.
3. A revolução Nietzschiana. A crítica radical da Modernidade através da crítica dos conceitos de
Subjectividade e Autonomia, em particular na Estética.
4. Problemas pós-Kantianos e pós-Nietzschianos da Estética e da Arte contemporâneas. Discussão de problemas fundamentais levantados por autores como Heidegger, Adorno, Deleuze ou Žižek. A relação entre estes problemas e Arte hoje.

Bibliografia

-BERNSTEIN, J. M., The Fate of Art, Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Adorno, Cambridge, Polity Press, 1992
-BOWIE, A., Aesthetics and Subjectivity, From Kant to Nietzsche, second ed., Manchester and New York, Manchester University Press, 2003
-CONSTÂNCIO, J. / BRANCO, M.J.M. (eds.), Nietzsche on Instinct and Language, Berlin/ Boston, Walter de Gruyter, 2011
-CONSTÂNCIO, J., “On Consciousness: Nietzsche’s Departure from Schopenhaeur”, Nietzsche-Studien 40 (2011), pp. 1-42
-DUVE, T. de, Kant after Duchamp, Cambridge Mass./ London, MIT Press, 1996
-EAGLETON, T., The Ideology of the Aesthetic, Oxford, Blackwell, 1990
-KEMAL, S./ GASKELL, I./ CONWAY, D. W. (eds.), Nietzsche, Philosophy and the Arts, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
-NEHAMAS, A., Only a Promise of Happiness, The Place of Beauty in the World of Art, Princeton and Oxford, Princeton University Press, 2007
-PIPPIN; R. B., Modernism as a Philosophical Problem, second edition, Oxford, Blackwell, 1999

Método de ensino

Tendo em consideração que se trata de um Seminário, as metodologias de ensino procurarão potenciar as capacidades colectivas do grupo de trabalho, reforçando as componentes de discussão crítica de textos fundamentais da bibliografia e das matérias expostas pelo professor.
Os alunos serão convidados a fazer apresentações orais sobre autores e problemas da Estética contemporânea, de forma a que seja o mais frutífero possível o diálogo entre a tradição filosófica e Arte contemporânea.

Método de avaliação

Avaliação presencial e participação no Seminário: 20% Apresentações orais: 30%
Elaboração de Ensaio escrito sobre uma problemática do Seminário contendo competente exploração bibliográfica: 50%

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