Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemáticas em Geografia e Planeamento Territorial

Código

73204101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Firmino

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Conhecer, analisar e interpretar a evolução do pensamento geográfico, da percepção do espaço e da sua representação.
b)Reflectir sobre a produção de novos paradigmas da Ciência Geográfica.
c)Analisar e perspectivar as especificidades do pensamento geográfico no mundo pós-globalização.
d)Estabelecer e reconhecer as áreas de intercepção da Geografia e do Planeamento Territorial com os vários domínios científicos afins, numa lógica de crescente interdisciplinaridade.
e)Avaliar, científica e tecnicamente, a relevância do conhecimento geográfico para as grandes questões da sociedade contemporânea.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

a)Génese dos problemas ambientais actuais e respectivas soluções, com base em modelos dinâmicos e integrados, que possibilitem a compreensão das inter-relações, entre factores naturais e antrópicos.
b)Abordagem geossistémica a diferentes escalas espaciais e temporais.
c)Processo de planeamento e dinâmicas territoriais.
d)Políticas urbanas, mobilidade e transportes.
e)Globalização e concentração geográfica.
f)População, pobreza e sustentabilidade.
g)Dimensões geográficas da teoria da complexidade e respectiva modelação.

Bibliografia

HEALEY, Patsy, Urban Complexity and Spatial Strategies, London, Routledge, 2007.
MARSH, W.M; GROSSA, J., Environmental Geography: Science, Land Use, and Earth. Systems. 3. rd. Edition, John Wiley, 2005.
DAUPHINÉ, André, Les théories de la complexité chez les géographes. Paris, Economica / Antrophos, 2003.
MERLIN, Pierre, L´ Aménagement du Territoire, Paris, PUF, 2002
CLARK,G.L. et al. (2001), (eds), The Oxford Handbook of Economic Geography (Oxford Handbooks), Oxford University Press, Oxford.

Método de ensino

Participativo, expositivo, tutorial.

Método de avaliação

A cada aluno é exigida:
Leitura de um conjunto de textos temáticos.
Elaboração de trabalhos de investigação apoiados em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma.
Apresentação oral dos resultados obtidos no trabalho de pesquisa.

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