
Seminário de Especialidade em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
Código
73204105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
José António Tenedório
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Conhecer a teoria da complexidade em geografia e reflectir sobre a pertinência da sua adequabilidade à compreensão do espaço e à definição das acções em ordenamento do território.
b)Compreender a modelação geográfica como forma de operacionalização dos conceitos de ordenamento do território na óptica dos sistemas complexos
c)Compreender os Sistemas de Informação Geográfica e a Detecção Remota como meios de simulação de cenários de evolução para instruir a decisão política em matéria de ordenamento do território
d)Compreender a modelação de informação geográfica de dados de observação da Terra nas suas múltiplas dimensões científicas
e)Avaliar criticamente o papel da Detecção Remota e dos SIG na construção do conhecimento geográfico
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
a)Dimensões geográficas da teoria da complexidade e dos sistemas complexos
b)Modelos e modelação espacial de fenómenos geográficos e de conceitos de ordenamento do território
c)Sistemas de Informação Geográfica nas organizações: modelos de actuação, de funcionamento e futuros desenvolvimentos
d)Sistemas de Informação Geográfica e análise de fenómenos complexos
e)Sistemas de observação da Terra e análise de fenómenos complexos
f)Extracção e modelação de informação geográfica a partir de dados orbitais
g)Estruturação de projectos em Detecção Remota e SIG com ênfase na simulação
Bibliografia
GUERMOND, Yves (Dir.), Modélisations en Géographie : déterminismes et complexités. Paris, Hermes/Lavoisier, 2005
OKABE, Atsuyuki (Edit.), Studies in the Human and Social Sciences with GIS. USA, Taylor & Francis, 2005
DAUPHINÉ, André, Les théories de la complexité chez les géographes. Paris, Economica / Antrophos, 2003
LONGLEY, Paul A., GOODCHILD, Michael F., MAGUIRE, David J., RHIND, David W. (Edit.), Geographical Information Systems. New York, John Wiley, 2ª. Edição, 2 Volumes, 1999
AUYANG, S., Foundations of complex-system theories. Cambridge, Cambridge University Press, 1998
Método de ensino
Participativo, expositivo, Tutorial. Trabalho de campo.
Método de avaliação
A cada aluno é exigida:
― Leitura de um conjunto de textos temáticos.
― Elaboração de trabalhos de investigação apoiados em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma.
― Apresentação oral dos resultados obtidos no trabalho de pesquisa.