
Problemáticas em História
Código
73205101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
João Paulo Oliveira e Costa
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os principais focos de debate na historiografia do período contemporâneo;
b) Confrontar o estado da historiografia sobre Portugal com a historiografia internacional em geral;
c)Adquirir conhecimento aprofundado sobre as diversas áreas de especialização da historiografia e suas relações com as restantes ciências sociais.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Os Sujeitos da História
2. A Escrita da História
3. os Usos do Passado
4. O Antigo, o Medieval, o Moderno e o Contemporâneo
Bibliografia
Dipesh Chakrabarty, História subalterna como pensamento político, in Bruno Peixe Dias e José Neves (coords.), A Política dos Muitos Povo, Classes e Multidão, Lisboa, Tinta-da-China, 2010, pp.281-308.
François Dosse, Le Pari Biographique, Paris, La Découverte, 2005
Hayden White, The Fiction of Narrative: Essays on History, Literature, and Theory 1957-2007, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2010
Michel de Certeau, Lécriture de lhistoire, Paris Gallimard, 1975
Roger Chartier, Au bord de la falaise. Lhistoire entre incertitudes et inquiétude, Paris, Ablin Michel, 1980
Peter Burke (coord.), New Perspectives on Historical Writing, The Pennsylvania State University Press, 1991
Fernando Catroga, «Ritualizações da História», em Fernando Catroga, José Amado Mendes e Luís Reis Torgal, História da História em Portugal, 2º vol., Lisboa, Temas e Debates, 1998, pp.221-358
Paul Ricoeur, La mémoire, l´histoire, l´oubli, Paris, Seuil, 2000.
Método de ensino
Exposição de conteúdos teóricos; Discussão orientada em seminário; Orientação tutorial.
Método de avaliação
Cada aluno será avaliado através de um trabalho escrito a apresentar no final do semestre, com a extensão de entre 35000 a 45000 caracteres com espaços. Exclui-se bibliografia e anexos.
A avaliação tem duas componentes, uma relativa à primeira parte do programa, outra relativa à segunda. A componente relativa à segunda parte (50%) é determinada especificamente por cada área de especialização. Relativamente à primeira parte, serão ponderados dois elementos: um ensaio escrito individual (35% da nota final) e a participação oral nas sessões do seminário (15% da nota final). Este esquema permitirá a aquisição de conhecimentos relativos quer à generalidade quer à especificidade do estado da arte.