Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemáticas em História

Código

73205101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

João Paulo Oliveira e Costa

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar os principais focos de debate na historiografia do período contemporâneo;
b) Confrontar o estado da historiografia sobre Portugal com a historiografia internacional em geral;
c)Adquirir conhecimento aprofundado sobre as diversas áreas de especialização da historiografia e suas relações com as restantes ciências sociais.



Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Os Sujeitos da História
2. A Escrita da História
3. os Usos do Passado
4. O Antigo, o Medieval, o Moderno e o Contemporâneo

Bibliografia

Dipesh Chakrabarty, “História subalterna como pensamento político”, in Bruno Peixe Dias e José Neves (coords.), A Política dos Muitos – Povo, Classes e Multidão, Lisboa, Tinta-da-China, 2010, pp.281-308.
François Dosse, Le Pari Biographique, Paris, La Découverte, 2005
Hayden White, The Fiction of Narrative: Essays on History, Literature, and Theory 1957-2007, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2010
Michel de Certeau, L’écriture de l’histoire, Paris Gallimard, 1975
Roger Chartier, Au bord de la falaise. L’histoire entre incertitudes et inquiétude, Paris, Ablin Michel, 1980
Peter Burke (coord.), New Perspectives on Historical Writing, The Pennsylvania State University Press, 1991
Fernando Catroga, «Ritualizações da História», em Fernando Catroga, José Amado Mendes e Luís Reis Torgal, História da História em Portugal, 2º vol., Lisboa, Temas e Debates, 1998, pp.221-358
Paul Ricoeur, La mémoire, l´histoire, l´oubli, Paris, Seuil, 2000.

Método de ensino

Exposição de conteúdos teóricos; Discussão orientada em seminário; Orientação tutorial.


Método de avaliação

Cada aluno será avaliado através de um trabalho escrito a apresentar no final do semestre, com a extensão de entre 35000 a 45000 caracteres com espaços. Exclui-se bibliografia e anexos.
A avaliação tem duas componentes, uma relativa à primeira parte do programa, outra relativa à segunda. A componente relativa à segunda parte (50%) é determinada especificamente por cada área de especialização. Relativamente à primeira parte, serão ponderados dois elementos: um ensaio escrito individual (35% da nota final) e a participação oral nas sessões do seminário (15% da nota final). Este esquema permitirá a aquisição de conhecimentos relativos quer à generalidade quer à especificidade do estado da arte.

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