
Temáticas Aprofundadas em História da Arte
Código
73206101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Margarida Acciaiuoli de Brito
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta Unidade Curricular pretende identificar e circunscrever alguns temas transversais à História da Arte que são decisivos no desenvolvimento desta área de conhecimento e que permanecem determinantes nas dinâmicas da arte actual.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
No seminário serão discutidas e aprofundadas temáticas transversais a toda a História da Arte. A UC organiza os seus conteúdos em módulos diferenciados e articulados. Nela participarão docentes da FCSH e especialistas convidados.
1. 25.09.2014: Recepção e apresentação do curso, Margarida Acciaiuoli, FCSH-UNL)
2. 02.10.2014: A Síntese das Artes, Paula André, ISCTE IUL
3. 09.10.2014: Imagem, Publicidade e intertextualidade, Eduardo Cintra Torres, UCP
4. 16.10.2014: O Ensaio como Género Literário, Abel Barros Baptista, FCSH-UNL
5. 23.10.2014: O Retrato e as Representações do «outro» nos álbuns da I Exposição Colonial Portuguesa de 1934, Filomena Serra, FCSH-UNL
6. 30.10.2014: Vamos descolonizar os Museus? António Pinto Ribeiro FCG
7. 06.11.2014: Corpo e Paisagem, Manuel Valente Alves (artista plástico)
8. 13.11.2014: A Estética do nacionalismo: modernismo literário e autoritarismo político em Portugal, Manuel Villaverde Cabral ICS-UL
9. 20.11.2014: A Fénix renascida? O Nacionalismo na era da Globalização, José Manuel Sobral, ICS-UL
10. 27.11.2014: Cinema e Arte Contemporânea: o tema do Arquivo, Susana de Sousa Dias (sessão a realizar numa sexta-feira, dia a confirmar)
11. 04.12.2014: Urbanizando a capital do Império a cidadezinha monumental, Patrícia Bento de Almeida, FCSH-UNL
12. 11.12.2014: A Dança e o Poder: diálogos e confrontos no século XX, Maria João Castro, FCSH-UNL
13. 18.12.2014: Experiência da Paisagem e Paisagem como Natureza Pensada, Filomena Serra, FCSH-UNL
14. 08.01.2014, A Porta do Paraíso, Margarida Acciaiuoli FCSH-UNL
15. 15.01.2014: Encerramento da UC; conferência Modernidade e política - algumas reflexões e tópicos para uma interpelação à arte, Pedro Tavares de Almeida, FCSH-UNL
Bibliografia
APPADURAI, Arjun. The Future as Cultural Fact Essays on the Global Condition. London: New York, 2013.
____. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa: Edições Teorema, 2004;
BELTING, Hans. LAnthropologie des Images. Paris: Gallimard, 2004.
BELTING, Hans. BUDDENSIEG, Andrea, WEIBEL, Peter (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.
CLAIR, Jean. LHiver de la Culture. Paris: Flammarion, 2011.
DE DUVE. Thierry, Au Nom de lArt. Paris: Minuit, 1989.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps: Histoire de lArt et Anachronism des Images. Paris: Minuit, 2000.
FOSTER, Hal, KRAUSS, Rosalind, BOIS, Yve-Alain & Buchloh, Benjamin H. D. (orgs.). Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2005
ROBERTSON, Jean e MCDANIEL. Craig, Themes of Contemporary Art: Visual Art after 1980. Oxford: Oxford University Press, 3ª Edição, 2012.
NOTA: No final de cada sessão será indicada bibliografia específica sobre cada um dos temas tratados./At the end of each session it will be provided specific bibliography on each of the topics discussed.
Método de ensino
As sessões comportam uma vertente expositiva, com a intervenção de docentes doutorados e de especialistas convidados, seguida de debate sobre as questões tratadas ou suscitadas pelas investigações dos doutorandos.
Método de avaliação
Um paper mensal sobre um dos temas abordados nas sessões (5 páginas) e um trabalho final de desenvolvimento (15 páginas).