Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Investigação em Estudos Artísticos

Código

73217150

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer e identificar as principais metodologias das Ciências Sociais e Humanas e a sua aplicabilidade aos estudos artísticos;
b) Ser capaz de reconhecer o vocabulário, os recursos metodológicos e os critérios da sua aplicabilidade à investigação sobre arte;
c) Reconhecer criticamente as pressuposições, técnicas e objectivos dos diferentes métodos;
d) Ser capaz de analisar e ponderar a utilidade e os limites de certos métodos na sua articulação com um perfil de investigação em estudos artísticos;
e) Ser capaz de organizar um projecto de pesquisa e de seleccionar e aplicar os métodos que melhor se lhe adequam.

Pré-requisitos

Conteúdo

Abordar-se-ão as metodologias das ciências sociais através da análise e discussão de um conjunto de textos metodologicamente relevantes. Em cada abordagem, examinaremos que tipo de questões um método nos permite colocar e os limites e estratégias de cada método.
Pela sua superior adequação à problemática dos estudos artísticos, serão consideradas as seguintes metodologias:
Semiótica (Peirce, Barthes, Ginzburg, Eco, Mieke Bal, Norman Bryson),
Cultura Visual (W.J.T. Mitchell, Mirzoeff, James Elkins),
Análise formal e iconológica (Wolfflin, Greenberg, Roger Fry, Panofsky),
Antropologia/Etnografia(James Clifford, Clifford Geertz, Stuart Hall)
Análise Sócio-histórica e prácticas do arquivo (Benjamin, Foucault, Susan Buck-Mors),
Análise Ideológica (Lauren Berlant, Sturken, David Harvey), Desconstrucionismo (Foucault, Derrida, Deleuze),
Psicanálise (Freud, Lacan, Kristeva)
Pós-Modernismo (Jameson, Richard Dyer, Alexander Galloway),
Estudos de recepção (Crary, Staiger, David Morley).

Bibliografia

Fernie, Eric. Art History and Its Methods: A Critical Anthology. Londres: Phaidon, 1995.
Presiosi, Donald. The Art of Art History: A Critical Anthology. Oxford: Oxford University Press, 2009.
Rose, Gillian. Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. LA: Sage, 2007.
Smith, Paul e Carolyn Wilde (eds.). A Companion to Art Theory. Oxford: Blackwell, 2002.
Spencer, Stephen. Visual Research Methods in the Social Sciences. Florence: Routledge, 2011.
Sturken, Marita and Lisa Cartwright. Practices of Looking. NY: Oxford University Press, 2009.

Método de ensino

É esperado que os alunos se preparem para cada sessão do seminário, lendo os textos facultados, por forma a participar nas discussões colectivas que um seminário de doutoramento exige.
É igualmente esperado que os alunos escrevam pequenos textos (não mais de 2/3 páginas) no qual aplicarão um método particular para analisar um objecto/tema específico.
No final do seminário, os alunos entregarão uma proposta de pesquisa de 5-8 páginas, centrando-se nos métodos que consideram mais apropriados ao seu projecto de investigação.

Método de avaliação

A avaliação considerará a qualidade dos textos semanais - 50%, a proposta de investigação - 20%, a apresentação em aula - 15 % e a participação nas aulas - 15%.

Cursos