Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Arte e Tecnologia

Código

73217152

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Jorge Martins Rosa

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Ter uma noção abrangente das inevitabilidade de uma abordagem contemporânea à arte que contemple uma dimensão tecnológica, quer como meio quer como o próprio objeto de reflexão;
b) Reconhecer a articulação entre a evolução tecnológica e os discursos (isto é, as contribuições teóricas, estéticas, políticas, sociológicas e afins) que nela identificam potencialidades artísticas ou que, pelo contrário, as recusam;
c) Identificar as condicionantes e limitações que cada meio tecnológico impõe às práticas artísticas que a ele recorrem, mas igualmente as virtualidades artísticas que daí resultam;
d) Compreender a indissociabilidade, nos objectos artísticos, entre o uso dos meios como «recurso» e uma auto-reflexão sobre o próprio meio enquanto tal.

Pré-requisitos

Conteúdo

1 . Introdução: Da mecanização da vida à mecanização da arte: Os primórdios da arte tecnológica.
2 . Panorama genealógico da arte tecnológica contemporânea.
2.1 . A Rádio como primeiro meio de massas e a esperança de uma subversão revolucionária.
2.2 . Da Televisão à Arte Vídeo: As «ligações perigosas» com a indústria cultural de massas.
2.3 . Os Novos Media I: A arte descobre o computador. O fascínio pela informática, o triunfo do código, e o advento da imaterialidade do virtual. Entre a imaterialidade e o excesso de materialidade.
2.4 . Os Novos Media II: Da arte na rede à arte em rede. Webart e Netart.
3 . Potencialidades artísticas e condicionantes tecnológicas: Pesquisa teórico-prática .

Bibliografia

Benjamin, Walter. «Der Autor als Produzent», 1934, trad. Port. in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio d’Água, 1992, pp. 137-156.
Bolter, Jay David e Grusin, Richard. Remediation: Understanding New Media, Cambridge (MA): The MIT Press, 1999.
Brecht, Bertolt. «Der Rundfunk als Kommunikationsapparat», 1932, trad. inglesa online in
http://sodacity.net/system/files/
Bertolt_Brecht_The_Radio_as_an_Apparatus_of_Communication.pdf
Hansen, Mark. New Philosophy for New Media, Cambridge (MA): The MIT Press, 2006.
Hayles, Katherine. My Mother was a Computer: Digital Subjects and Literary Texts, Chicago: Univ. of Chicago Press, 2005.

Método de ensino

As metodologias de ensino procurarão potenciar as capacidades de reflexão crítica em duas dimensões fundamentais: a discussão crítica de textos da bibliografia proposta pelo docente, aliada à pesquisa, por parte dos discentes, de outros textos que vão ao encontro das suas pesquisas, bem como a simulação de processos de criação ou de curadoria específicos para cada um dos media constantes do programa.

Método de avaliação

Avaliação presencial e participação no Seminário: 20%
Elaboração de plano artístico ou curatorial com memória descritiva (suportada bibliograficamente) e especificações técnicas: 40%
Elaboração de ensaio escrito (estudo de caso) sobre uma problemática do Seminário contendo competente exploração bibliográfica: 40%

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