
Arte e Tecnologia
Código
73217152
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Jorge Martins Rosa
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Ter uma noção abrangente das inevitabilidade de uma abordagem contemporânea à arte que contemple uma dimensão tecnológica, quer como meio quer como o próprio objeto de reflexão;
b) Reconhecer a articulação entre a evolução tecnológica e os discursos (isto é, as contribuições teóricas, estéticas, políticas, sociológicas e afins) que nela identificam potencialidades artísticas ou que, pelo contrário, as recusam;
c) Identificar as condicionantes e limitações que cada meio tecnológico impõe às práticas artísticas que a ele recorrem, mas igualmente as virtualidades artísticas que daí resultam;
d) Compreender a indissociabilidade, nos objectos artísticos, entre o uso dos meios como «recurso» e uma auto-reflexão sobre o próprio meio enquanto tal.
Pré-requisitos
Conteúdo
1 . Introdução: Da mecanização da vida à mecanização da arte: Os primórdios da arte tecnológica.
2 . Panorama genealógico da arte tecnológica contemporânea.
2.1 . A Rádio como primeiro meio de massas e a esperança de uma subversão revolucionária.
2.2 . Da Televisão à Arte Vídeo: As «ligações perigosas» com a indústria cultural de massas.
2.3 . Os Novos Media I: A arte descobre o computador. O fascínio pela informática, o triunfo do código, e o advento da imaterialidade do virtual. Entre a imaterialidade e o excesso de materialidade.
2.4 . Os Novos Media II: Da arte na rede à arte em rede. Webart e Netart.
3 . Potencialidades artísticas e condicionantes tecnológicas: Pesquisa teórico-prática .
Bibliografia
Benjamin, Walter. «Der Autor als Produzent», 1934, trad. Port. in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio dÁgua, 1992, pp. 137-156.
Bolter, Jay David e Grusin, Richard. Remediation: Understanding New Media, Cambridge (MA): The MIT Press, 1999.
Brecht, Bertolt. «Der Rundfunk als Kommunikationsapparat», 1932, trad. inglesa online in
http://sodacity.net/system/files/
Bertolt_Brecht_The_Radio_as_an_Apparatus_of_Communication.pdf
Hansen, Mark. New Philosophy for New Media, Cambridge (MA): The MIT Press, 2006.
Hayles, Katherine. My Mother was a Computer: Digital Subjects and Literary Texts, Chicago: Univ. of Chicago Press, 2005.
Método de ensino
As metodologias de ensino procurarão potenciar as capacidades de reflexão crítica em duas dimensões fundamentais: a discussão crítica de textos da bibliografia proposta pelo docente, aliada à pesquisa, por parte dos discentes, de outros textos que vão ao encontro das suas pesquisas, bem como a simulação de processos de criação ou de curadoria específicos para cada um dos media constantes do programa.
Método de avaliação
Avaliação presencial e participação no Seminário: 20%
Elaboração de plano artístico ou curatorial com memória descritiva (suportada bibliograficamente) e especificações técnicas: 40%
Elaboração de ensaio escrito (estudo de caso) sobre uma problemática do Seminário contendo competente exploração bibliográfica: 40%