
Teorias e Conceitos de Ecologia Humana
Código
73220100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
João Lutas Craveiro
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta UC tem por objectivo facultar aos alunos uma visão alargada dos diversos desenvolvimentos teóricos em Ecologia Humana.
São focadas perspectivas que as diversas áreas científicas foram propondo para a Ecologia Humana. É discutido o carácter da Ecologia Humana campo de estudo, disciplina, meta-disciplina, trans-disciplina, perspectiva, modo de análise, forma de pensar e de agir, a abordagem holística e sistémica por oposição ao paradigma do conhecimento sectorial e especializado.
Discutem-se também os contributos da Ecologia Humana no saldo de uma governação sustentável, no desenvolvimento de metodologias que valorizam a relação entre diversos saberes e o esclarecimento dos interesses sociais envolvidos nos processos de decisão e de mediação ambiental. Serão discutidas as teorias e conceitos das Ecologia Humana e o seu contributo para a definição e implementação dos novos paradigmas de desenvolvimento.
Pré-requisitos
Conteúdo
O conteúdo desta unidade curricular foi preparado de modo a permitir quer o aprofundamento dos conhecimentos para alunos que entram no programa de doutoramento depois de terem concluído o mestrado em Ecologia humana quer para iniciar os outros alunos nestas temáticas. Para esses alunos será disponibilizada bibliografia extra e acompanhamento tutorial para que no final do semestre o grupo de alunos tenha um conhecimento mais homogéneo.
Pretende-se que os alunos adquiram uma visão alargada dos diversos desenvolvimentos teóricos que tiveram lugar ao longo do séc. XX e na presente década e se familiarizem com as abordagens multidisciplinares em que se articulam os diversos saberes.
Bibliografia
Atksison, G; Dietz, S; Neumeyer, E. (2007). Handbook of Sustainable Development. Cheltenham: Edward Elgar Pub
Boon E. K. & Hens L. (Eds.) (2007). Indigenous Knowledge Systems and Sustainable Development: Relevance for Africa. Delhi: KAMLA-RAJ Enterprises.
Bruhn, J. (1974). Human Ecology: A Unifying Science?. Human Ecopoly, Vol.2, No. 2: 105/125.
Buttel, F. (1996). Sociologie et environnement: la lente maturation de lécologie humaine. Revue International des Sciences Sociales, n.109, 1996 : 359/379.
Ehrlich, P. R; Ehrlich, A. H.; Holdren, J. P. (1973). Human Ecology: Problems and Solutions. Freeman, San Francisco.
Gifford, R. (2007). Environmental Psychology: Principles and Practice (4th ed.). Colville, WA: Optimal Books
Gross, M. (2004). Human Geography and Ecological Sociology: The Unfolding of a Human Ecology, 1890 to 1930 and Beyond. Social Science History 28 (4): 575-605.
Martin G. (2001). Human Ecology. Earthscan.U.K.
Método de ensino
Método de ensino
Combina aulas teóricas de exposição e discussão de conceitos com aulas práticas nas quais os alunos são estimulados a participar em discussões sobre textos previamente distribuídos.
Método de avaliação
Avaliação
Um trabalho escrito de investigação sobre um tema acordado com o docente
Apresentação oral do trabalho e debate em aula prática sobre as principais conclusões e metodologia utilizada.
Pretende-se avaliar se o aluno mostra capacidade para aplicar a base conceptual ao mundo real.