Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Problemáticas de Ecologia Humana

Código

73220101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

João Lutas Craveiro

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

São focados os diferentes tipos de problemas aos quais, pela sua complexidade e necessidade de abordagem integrada, a Ecologia Humana pode dar resposta: as “crises” (ambientais, sociais, culturais) e as possíveis vias para a respectiva superação; em busca de novos paradigmas de desenvolvimento e de formas de vida.
Serão privilegiadas abordagens a diferentes escalas espaciais (local, regional, nacional, global) e temporais. Alguns dos temas a abordar Alguns dos temas a abordar nesta unidade curricular serão gestão de recursos naturais e desenvolvimento sustentável, a ecologia urbana, a perspectiva ecológica do envelhecimento, a produção e o consumo sustentáveis e a desertificação.

Pré-requisitos

Conteúdo

Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de reflexão crítica e autónoma destes problemas bem como sensibilidade à diversidade de leituras.

Bibliografia

Bruckmeier, Kl; Tovey, H., (eds) (2008). Rural Sustainable Development in the Knowledge Society. Ashgtae: Aldershot.
Carp, F. (1987). Environment and aging, in STOKOLS, D. & ALTMAN, I. (eds.), Handbook of Environmental Psychology, Vol. 1,
New York, John Wiley & Sons: 329-360.
Diesendorf, Mark, C. Hamilton, (Eds.) (1997). Human Ecology, Human Economy. London: Allen & Unwin.
Ehrlich, P. R., and Ehrlich, A. (2005). One with Nineveh: Politics, Consumption, and the Human Future. Washington: Island Press.
Girardet, H, (ed.) (2007). Surviving the Century: Facing Climate Chaos and Other Global Challenges. London: Earthscan.
Miller, G. Tyler (2002). Sustaining the earth. Brooks/Cole.
Schnaiberg A. and Gould K. A. (1994).Environment and Society: The Enduring Conflict. New York : St. Martin´s Press.
Redclift M. and Benton T. (eds.) (1994). Social Theory and the Global Environment. London: Routledge.

Método de ensino

Introdução aos temas e discussões orientadas. Leitura e discussão de documentos.

Método de avaliação

A avaliação será baseada num trabalho escrito de investigação sobre um tema acordado com o docente que deverá ser objecto de apresentação oral e discussão, envolvendo todos os alunos, sobre a definição do problema, modo de abordagem, metodologia utilizada, e principais conclusões.

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