
Metodologias de Investigação em Ecologia Humana
Código
73220102
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
Rui Santos
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os alunos serão familiarizados em métodos e técnicas utilizados na investigação em Ciências do Ambiente e Humanas. Serão especialmente abordadas as metodologias de avaliação associadas ao planeamento urbano e ao ordenamento do território.
Exploram-se processos de decisão e as respectivas componentes de participação pública e o envolvimento de stakeholders.
Considera-se, assim, que a Avaliação Ambiental Estratégica e a Avaliação de Impacte Ambiental constituem instrumentos privilegiados de intervenção pluridisciplinar que suscitam, no âmbito desta unidade curricular, uma atenção particular quanto à institucionalização e evolução das políticas ambientais. O recurso a competências técnicas de análise e produção de dados representa também um dos requisitos a desenvolver no âmbito desta disciplina.
Estratégias e técnicas de aquisição de dados
Métodos qualitativos e quantitativos
Métodos cartográficos, nomeadamente SIGs
Metodologias de avaliação ambiental e participação pública
Pré-requisitos
Conteúdo
Esta UC oferece formação avançada nas competências, tácticas e técnicas da investigação em Ecologia Humana. Oferece treino prático no uso de investigação multi-métodos aplicado a situações do mundo real.
Complementarmente, aperfeiçoa as competências dos alunos em matéria de pesquisa de literatura e produção de documentos.
Pretende-se que os alunos adquiram:
- Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, um projecto de investigação conducente à dissertação de doutoramento;
- Conhecimento e compreensão das principais opções técnicas disponíveis para a investigação em Ecologia Humana e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
Bibliografia
De Vaus, D. (2001). Research Design in Social Research. SAGE Publ., L.
Marceau, D.J. (1999). The scale issue in social and natural sciences. Canadian Journal of Remote Sens. 25( 4): 347-356
Northmore, D. (1996) Lifting the Lid: A Guide to Investigative Research, Cassell: London.
Partidário, M.R. (2007). Guia de boas práticas para Avaliação Ambiental Estratégica, orientações metodológicas. Amadora: Agência Portuguesa do Ambiente
Steckler A, McLeroy KR, Goodman RM, Bird ST, McCormick L (1992). \"Toward Integrating Qualitative and Quantitative Methods: An Introduction.\" Health Education Quarterly, 19:1-8.
Método de ensino
Aulas teóricas de exposição e aulas práticas nas quais os alunos podem testar a aplicação das metodologias de investigação.
Introdução aos temas, análise de casos de estudo e exemplos de aplicação a casos concretos. Utilização de software.
Método de avaliação
A avaliação será baseada em trabalho escrito de investigação sobre tema acordado com o docente. Será apresentado oralmente e serão discutidas as principais conclusões e metodologia utilizada.