Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Investigação em Educação

Código

73221101

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação;
b) Compreender a evolução dos conceitos gerais de ciência, objectividade, teoria e rigor
c) Compreender as teorias e questões de ética na investigação em ciências da educação
d) Compreender a utilização dos diversos tipos de metodologias (descritivas, experimentais de investigação aplicada, exploratórias e qualitativas) no âmbito das Ciências da Educação
e) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à investigação na área das Ciências da Educação
f) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
g) Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral
h) Aquisição de competências de pesquisa bibliográfica

Pré-requisitos

Conteúdo

COMUNICAÇÃO e RECURSOS da EDUCAÇÃO
A expressão escrita e as normas de estilo APA (6 ed., 2010)
Da citação ao plágio: ética e precauções
Estratégias de pesquisa de informação, localização e acesso à informação

A INVESTIGAÇÃO em CIÊNCIAS da EDUCAÇÃO
Conceções de Ciência e abordagens ao estudo da realidade social
Tipologias de Investigação em Educação (histórica, descritiva, correlacional, experimental, etnográfica, estudo de caso)
Questões éticas na investigação em Educação
Técnicas de Recolha de Dados (entrevista, questionários, observação, análise documental, testes, escalas)
Análise de Dados (Análise quantitativa de dados, Análise qualitativa de dados)
Elaboração de um Projecto de Investigação (Da teoria à elaboração de uma questão de investigação; A operacionalização da questão de investigação num design de investigação; A escrita de um projecto de investigação)

Bibliografia

Almeida, L. S., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4ª ed.). Braga: Psiquilibrios.
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th ed.). London, New York: Routledge Falmer.
de Marrais, K B., & Lapan, S. D. (2004). Foundations for research: Methods of inquiry in education and the social sciences. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Patton, M. Q. (2002). Qualitative research and evaluation methods (3rd ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Os discentes são instruídos no sentido de ler antecipadamente a bibliografia recomendada e a participar activamente nas discussões e exercícios a realizar nas aulas.

Método de avaliação

Trabalhos sobre referências bibliográficas e escrita científica (20%)
Trabalho sobre um relatório de investigação (30%)
Pré-projeto de investigação (50%)

Cursos