
Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Código
73221104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
David Justino
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a. Aquisição das capacidades de reflexão teórica e de sustentação empírica das relações entre educação, desenvolvimento social, económico e cultural nos diferentes contextos espacio-temporais, a partir de uma abordagem comparativa, especialmente ao nível macro;
b. Domínio dos grandes quadros teóricos interpretativos dessas relações;
c. Capacidade de operacionalizar os quadros de análise decorrentes dos processo de problematização que estão subjacentes àqueles quadros teóricos.
d. Capacidade de interpretar os processos e mecanismos de regulação dos sistemas de ensino de massas em contextos de transnacionalização das políticas educativas.
e. Capacidade de comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre as questões e problemáticas das relações entre educação, organização social e dinâsmicas económicas e sociais.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Mitos, propósitos e concepções dos sistemas de educação de massas no século XIX.
2. Principais quadros teóricos sobre o desenvolvimento dos sistemas de educação de massas:
2.1 As teorias funcionalistas
2.2 As teorias historico-estruturalistas
2.3 As teorias da modernização e do capital humano
2.4 As teorias credencialistas
2.5 As teorias neo-institucionalistas
3. Para uma análise comparada do desenvolvimento dos sistemas de educação de massas.
4. O desenvolvimento do sistema educativo português em perspectiva histórico-comparada.
5. Sistemas e mecanismos de regulação dos sistemas nacionais de ensino.
6. Perspectivas de desenvolvimento: homogeneização ou diferenciação?
Bibliografia
Altbach, P. G, R. Arnove, & G. P. Kelly. Emergent Issues in Education. State UNYP, 1992.
Hallinan, M. T. Handbook of the Sociology of Education. Springer, 2006.
Halsey, A.H. Education: Culture, Economy and Society. Oxford UP, 1997.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Trabalhos práticos com base em informação sistematizada fornecida pelo docente. Discussão em aula.
Método de avaliação
A avaliação consiste numa apresentação oral (20%), num trabalho escrito (60%) e na participação nas aulas (20%).