Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação

Código

73221106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Psicologia da Educação;
2) Compreender e distinguir as diferentes perspectivas teóricas de abordagem aos processos de ensino/aprendizagem;
3) Compreender e identificar os diferentes factores que interferem na relação pedagógica, compreender os seus níveis e tipos de acção e analisar consequências subjacentes a essas acções;
4) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias relativamente às diferentes práticas em educação de modo a que possam reflectir de forma sustentada sobre as práticas e intervenções educativas
5) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional

Pré-requisitos

Conteúdo

1) Componentes cognitivos e sócio-cognitivos dos processos de aprendizagem
2) Diferentes abordagens ao processo de ensino/aprendizagem (modelos do processamento da informação, construtivistas e sócio-construtivistas)
3) Influência do contexto nos processos de ensino/aprendizagem ;
4) Relação pedagógica e qualidade do processo de aprendizagem
5) Avaliação e aprendizagem : Perspectivas de Avaliação; Fases do Processo de Avaliação
6) Aspectos afectivos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem: Motivação; Autoconceito e auto-estima

Bibliografia

Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª Ed.). Madrid: McGraw Hill
Alexander, P. A., & Winne, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.). Mahwah, NJ: Erlbaum.
Brophy, J. (2004). Motivating students to learn. Mahwah, NJ: Erlbaum.
McMillan, J. (2007). Classroom assessment: principles and practice for effective standards-based instruction. USA. Pearson.
Reynolds, W. M., & Miller, G. E. (2003). Handbook of psychology: Vol. 7 - Educational
Jorro, A. (2000). L’enseignant et l’évaluation. Bruxelles. De Boeeck & Larcier, S.A.

Método de ensino

Nas aulas iremos utilizar principalmente metodologias activas, nomeadamente o Debate/Discussão de trabalhos resultantes de leituras de textos teóricos ou documentos autênticos sobre os diferentes conteúdos. Iremos ainda recorrer à Resolução de problemas em grupo e individualmente

Método de avaliação

Apresentação oral de um trabalho: 40%
Realização de um trabalho escrito individual: 60%

Cursos