
Seminário da Especialidade de Educação e Formação de Adultos
Código
73221107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolvimento de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Educação e Formação de Adultos
b) Conhecer e compreender as principais perspectivas teóricas e os conceitos centrais no campo da Educação e Formação de Adultos
c) Desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica sobre estratégias educativas e de formação formal e não formal
d) Desenvolvimento de capacidades de análise de situações problemáticas referentes aos contextos educativos escolares e não escolares
e) Desenvolvimento de competências no domínio da investigação em educação que possibilitem a realização trabalhos de pesquisa sobre temáticas de Educação e Formação de Adultos que mereçam divulgação nacional e internacional
f) Desenvolvimento de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral
Pré-requisitos
Conteúdo
1 Pespectivas Teóricas e Conceptuais:
1.1 Abordagens disciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares
1.2 Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida: distinções e proximidades conceptuais
1.3 Principais autores e correntes teóricas nos planos nacional e internacional
2 Processos de Educação e Formação de Adultos:
2.1 Desenvolvimento dos Sistemas Educativos e de Educação/Formação de Adultos
2.2 Globalização, Sociedade do Conhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida
2.3 Aprendizagem e/ou Educação Profissional, Experencial, Não-Formal e Informal
Bibliografia
ÁVILA, P. (2008). A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Lisboa: Celta.
ALVES, M. G. (2010). Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeia. Caparica: UIED - FCT/UNL.
CANÁRIO, R. (1999). Educação de Adultos: um campo, uma problemática. Lisboa: Educa.
CANÁRIO, R., & CABRITO, B. (2008). Educação e Formação de Adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa.
EDWARDS, R., BIESTA, G., & THORPE, M. (2009). Rethinking contexts for learning and tecahing: communities, activities and networks. London and New York: Routledge.
FERNÁNDEZ, F. S. (2006). As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas. Lisboa: Educa.
ILERIS, K. (2009). Contemporary Theories of Learning. London and New York: Routledge.
JARVIS, P. (2009). Learning to be a person in society. London and New York: Routledge.
Método de ensino
Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas relevantes em Educação e Formação de Adultos. Por isso, os doutorandos são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e tem em consideração os seguintes elementos: (a) apresentações e discussões nas aulas; (b) qualidade do trabalho escrito individual (máximo 6000 palavras) que é entregue no final do semestre; (c) assiduidade e participação nas atividades.