Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário da Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação

Código

73221108

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Competências gerais: a) Demonstrar capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação; b) Evidenciar capacidades de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas; c) Comunicar com os pares sobre questões e problemáticas da educação e da formação, com clareza de ideias e argumentos.
E específicas: a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais; b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de produtos educacionais com suporte tecnológico; c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes; d) Escrever sínteses sobre tecnologias educativas e orientar discussões sobre esses temas; e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, em especial os exemplos portugueses; f) Explorar sistemas informáticos apoio ao ensino e aprendizagem de forma concreta.

Pré-requisitos

Conteúdo

A. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
1. Breve história
2. Definindo e-Learning
3. Ponto de situação

B. Computadores em Rede e aplicações educativas
1. Redes Locais e internet
2. Instrumentos da Comunicação

C. Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line (PGEAO)
1. Critérios e principais concorrentes
2. Moodle

D. Redes e Multimédia
1. Redes conceptuais
2. Do hipertexto ao hipermédia
3. E-learning e redes conceptuais

E. Comunidades Virtuais
1. O que são comunidades virtuais?
2. Nascimento, crescimento, manutenção e morte de uma comunidade virtual.
3. Comunidades abertas e fechadas.
4. Formação de comunidades e negociação de regras.
5. Discussões síncronas e assíncronas.
6. Aspectos sociais e cognitivos das interacções virtuais
7. Ambientes motivadores

F. Conteúdos Educativos Digitais
1. Da Disquete à Internet
2. Repositórios on-line
2. Direitos de Autor e Licenciamento
3. Acesso Aberto

Bibliografia

Ala-Mutka, K. et al (2008). Active Ageing and the Potential of ICT for Learning. JRC Scientific and Technical Reports
Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.
D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, 24(1), 3–10. doi:10.1080/02680510802625443
Balanskat, A., Blamire, R., & Kefala, S. (2006). The ICT Impact Report–A Review of Studies of ICT Impact on Schools in Europe. European Schoolnet.
Dougiamas, M., & Taylor, P. (20030000). Moodle: Using Learning Communities to Create an Open Source Course Management System. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2003, 2003(1), 171–178.
Fernandes, J. P. S. et al (2009). Moodle 1.9 multimedia create and share multimedia learning materials in in your Moodle courses. Birmingham, U.K.: Packt Pub

Método de ensino

As aulas decorrerão em ambiente de Seminário, em sistema presencial e on-line, com apresentações teóricas, debate e trabalho prático (leitura de artigos, pesquisa na Internet, uso de sistemas e aplicações de e-Learning).

Método de avaliação

O método de avaliação será de natureza contínua, compreendendo a avaliação da participação nas actividades presenciais e on-line e elaboração e defesa de um portefólio pessoal digital.

Cursos