Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário da Especialidade de Necessidades Educativas Especiais

Código

73221114

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os principais objetivos de aprendizagemdesta UC são: conhecimento e domínio dos conceitos, o desenho da intervenção de qualidade na resposta educativa à diferença e a promoção da investigação na área das Necessidades Educativas Especiais.
Assim, espera-se que os estudantes:
a) Adquiram capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Necessidades Educativas Especiais;
b) Se apropriem de um quadro conceptual que permita entender e reflectir sobre a evolução de conceitos e atitudes relativamente à resposta educativa à diferença entre os indivíduos e às suas implicações nos contextos educativos formais e não formais
c) Adquiram capacidade de analisar criticamente, avaliar e desenvolver investigação na área Necessidades Educativas Especiais

Pré-requisitos

Conteúdo

A - A Educação e a Diferença
. Os movimentos de integração escolar
. A educação inclusiva
. Educação e qualidade
. Intervenção e Investigação em Educação Especial
B - A intervenção no contexto educativo familiar
. A capacitação das famílias no processo de inclusão
C - A Intervenção Precoce na Infância
. Princípios orientadores e práticas recomendadas
. Investigação em Intervenção Precoce na Infância

Bibliografia

Florian Lani (Ed.) (2007) The SAGE handbook of special education. London: SAGE
Gaitas, S. & Morgado, J. (2010). Educação, Diferença e Psicologia, Análise Psicológica, 28(2), 359-375.
Morgado, J. (2011) Qualidade e Educação Inclusiva. D. Rodrigues (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 109-124. Lisboa. Instituto Piaget.
Morgado, J. (2004). Qualidade na Educação. Um desafio aos professores. Lisboa: Editorial Presença.
Pinto, A. I., Grande, C., Aguiar, C., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Pimentel, J. S., (2012). Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. Infants & YoungInfants & Young Children, Vol. 25(4), 1-13.

Método de ensino

O trabalho na UC envolve exposição teórica, oficinas de discussão com apresentação e discussão de casos e investigação

Método de avaliação

There will be theoretical classes, workshops and group work with case studies and research presentations by the students

Cursos