Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia Linguística

Código

711001012

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Rui Mateus Pereira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)- Os alunos devem ficar aptos a demonstrar um conhecimento crítico dos conceitos linguísticos e a sua correta utilização na antropologia;
b)- Os alunos devem ficar aptos a procederem a leituras críticas de textos da antropologia linguística, descrevendo os pontos fundamentais,
debates e críticas;
c)- Os alunos devem ficar aptos a explicar o papel da língua na criação da visão do mundo, bem como os seus significados sociais.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Introdução à Linguística.
2. De Saussure a Pierce: signo, símbolo, sistema, semiótica.
3. De Troubetzkoy a Jakobson: fonética e fonologia, som e sentido.
4. Vendryes, Dumézil, Benveniste: os campos da Linguística Diacrónica.
5. Por uma Antropologia Cognitiva: relação entre língua e conhecimento.

Bibliografia

Maurice BLOCH, 2012, Anthropology and the Cognitive Challenge. New departures in anthropology, Cambridge University Press, Cambridge.
Roy G. D´ANDRADE, 2005, The Development of Cognitive Anthropology, Cambridge University Press,
Georges DUMÉZIL, 1948, L´Héritage Indo-Européen à Rome, Gallimard, Paris.
Roman JAKOBSON, 1977, Seis Lições sobre o Som e o Sentido, Moraes Ed., Lisboa.
David B. Kronenfeld et al., 2011, A Companion to Cognitive Anthropology, Wiley-Blackwell, Malden.
Claude LÉVI-STRAUSS, 1958, Anthropologie Structurale, Plon, Paris.
Charles Sanders PEIRCE, 1975, Semiótica e Filosofia, Edit. Cultrix, São Paulo.
Ferdinand de SAUSSURE, 1999, Curso de Linguística Geral, D. Quixote, Lisboa.
Nicolas S. TROUBETZKOY, 1949, Principes de Phonologie, Librairie Klincksieck, Paris.
Joseph VENDRYES, 1918, «Les correspondances de vocabulaire entre l´indo-iranien et l´italo- celtique», in Mémoires de la Société de Linguistique
de Paris.

Método de ensino

As aulas compõem-se de 1 hora de exposição, seguidas de 1 hora de discussão em aula dos temas e das questões fundamentais apresentadas
na exposição.

Método de avaliação

A avaliação de Antropologia Linguística baseia-se em 2 componentes:
- exame escrito a decorrer no período de exames - 70%;
- avaliação contínua (presença nas aulas e participação nas discussões) - 30%.

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