Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia Psicológica

Código

711001015

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Introduzir os estudantes às principais perspectivas teóricas e metodológicas que se cruzam e se debatem no âmbito da Antropologia Psicológica;
- Familiarizar os estudantes com diversas abordagens da mente, cultura, pessoa e experiência, identificando problemas de pesquisa significativos e métodos válidos.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Antropologia psicológica: uma escola norte-americana marcada pelo confronto e cooperação com a psicanálise?
A antropologia psicanalítica: a colaboração entre psicanalistas e antropólogos (de Malinowski, Linton e Maccoby a Herdt, Juillerat e Godelier, e a integração das duas formações, de Roheim a Devereux)
Novas direcções da antropologia psicológica:
A sociabilização e apreensão dos significados culturais
Cognição e sujeitos sociais
Processos identitários e conflitos
Cultura e psicopatologia

Bibliografia

Crapanzano, V. (2003), Reflections on Hope as a Category of Social and Psychological Analysis, Cultural Anthropology 18(1), 3-32
Csordas, T. (2001) Embodiment and Experience, Cambridge: Cambridge Studies in Medical Anthropology
Lindholm, C. (2001) Culture and Identity. The History, Theory and Practice of Psychological Anthropology, Boston: Mc Graw-Hill.
Parish, S. (2008) Subjectivity and Suffering in America Culture, NY, P. Macmillan
Suarez-Orozco, M., Spindler G. (edits) (1994) The Making of Psychological Anthropology II, Fort Worth, Filad.: Harcourt Bruce College Publishers.

Método de ensino

As aulas são constituidas por uma componente expositiva das ideias-chaves de cada módulo programático por parte do docente; uma componente de interação com os estudantes (através de questões e outras intervenções); e uma componente de debate sobre tópicos específicos.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por uma prova escrita e pela realização de pequenos exercícios de debate em aula. Na prova escrita, os estudantes podem optar por um trabalho (que tanto pode ser de revisão bibliográfica, como um estudo empírico) ou por um teste. A supervisão dos trabalhos propostos dos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, realiza-se fora do contexto de aula.

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