
Biologia e Cultura
Código
711001018
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Sandra Assis
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Abordar as intersecções entre a Biologia e a Cultura, procurando trazer ao conhecimento dos alunos o recente debate sobre a relação entre a
evolução biológica e cultural. Abordar temas do comportamento humano de forma a explorar a possível aplicação da Teoria Evolutiva e em
responder às questões de Como e Quando essas características surgiram ao longo de um tempo evolutivo.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Introdução à Antropologia Biológica
Teorias Evolutivas: antes de Darwin; Teoria Darwiniana - A adaptação por Selecção Natural; A Síntese Moderna.
História Evolutiva.
Princípios de Hereditariedade: Hereditariedade Mendeliana; Genética Molecular; Genética e Ambiente; Genética das Populações.
Princípios Evolutivos: Altruísmo e a Selecção parental; Altruísmo recíproco; Estratégias reprodutivas; Selecção Sexual; Teoria do Investimento
Parental; Infanticídio; Escolha e selecção críptica.
A Evolução da Organização Social.
A evolução dos cuidados sociais e da cooperação.
Abordagem evolutiva da cultura humana.
As origens da cultura humana e o papel da selecção sexual.
Bibliografia
Boesch, C. & Tomasello, M., 1998. Chimpanzee and Human Cultures. Current Anthropology, 39(5): 591-614.
Boyd, R. & Silk, J. B., 2012. How Humans Evolved. 6th Ed. NY, London, W. W. Norton & Company.
Dunbar, R., 2006. A História do Homem. Lisboa, Quetzal Editores.
Dunbar, R., Knight, C. & Power, C., 2003. The Evolution of Culture. 2nd Ed. New Brunswick, New Jersey, Rutgers University Press.
McGrew, W. C., 1992. Chimpanzee material culture: implications for human evolution. Cambridge, Cambridge University Press.
Vieira, A. B., 1995. Ensaios sobre a Evolução do Homem e da Linguagem. Lisboa, Fim de Século Edições. [CP 812]
Vieira, A. B., 2000. Linguagem e Selecção Natural. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 13: 277-295.
Método de ensino
O funcionamento da disciplina terá por base aulas de carácter expositivo por parte do docente, permitindo contudo discussão de alguns temas com os alunos.
Método de avaliação
Avaliação adoptada será o regime de Avaliação sem exame e terá por base uma frequência (sem consulta) que abrangerá todos os temas leccionados.
A avaliação é efectuada de acordo com os seguintes critérios:
1) Participação nas aulas e realização dos exercícios propostos;
2) Teste escrito sem consulta, a efectuar no final do semestre.