Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leitura de Textos Etnográficos I

Código

711001033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

João de Freitas Leal

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Desenvolver a compreensão e análise crítica de textos etnográficos
2. Promover a reflexão sobre a prática e a escrita etnográfica em termos teóricos e epistemológicos
3. Conhecer os processos de construção e transmissão do conhecimento antropológico
4. Conhecer a multiplicidade de temáticas e práticas de escrita em Antropologia

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. O lugar da etnografia na antropologia
1.1. Especificidades do conhecimento antropológico e da escrita etnográfica
1.2. Como ler etnografias?
2. A comparação e o lugar da cultura
2.1. Ruth Benedict e Patterns of Culture (1934)
3. Etnografias clássicas: a invenção do terreno
3.1. Bronislaw Malinowski e The Argonauts of the Western Pacific (1922): a invenção da etnografia moderna
3.2. Margaret Mead e Sex and temperament in three primitive societies (1935): etnografia culturalista norte-americana
4. Para além da etnografia: os bastidores do terreno
4.1. O Diário de Bronislaw Malinowski (1967)
4.2. Margaret Mead e as Letters from the Field (1977)
5. A viagem enquanto pretexto
Claude Levi-Straus e os Tristes Tropiques (1955).
6. Etnografia e histórias de vida
Óscar Lewis e The Children of Sanchez (1961)
7. Etnografia: interpretação e descrição densa
Clifford Geertz e The Interpretation of Cultures (1973)
8. That damn book! O debate “Writing Culture” (1986)

Bibliografia

Benedict, R. s/d [1934], Padrões de Cultura, Lisboa, Edições Livros do Brasil.
Clifford, J.; Marcus, G. (eds.), 1986, Writing Culture, Berkeley, University of California Press.
Gay y Blasco, Paloma; Wardle, Huon, 2007, How to Read Ethnography, London, New York, Routledge.
Geertz, C., 1993 [1973], The Interpretation of Cultures, London, Fontana Press.
Levi-Strauss, C., 1979 [1955], Tristes Trópicos, Lisboa, Edições 70.
Lewis, O., 1961, The Children of Sanchez, New York, Random House.
Malinowski, B., 1984 [1922], The Argonauts of the Western Pacific, Illinois, Waveland Press. Inc..
Malinowski, B., 1989 [1967], A Diary in the Strict Sense of the Term, Londres, Athlone Press.
Mead, M., 2001 [1935], Sex and temperament in three primitive societies, New York, Perennial.
Mead, M., 2001 [1977], Letters from the Field 1925 –1975, New York, Harper and Row.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em três tipos de aulas:
a) aulas expositivas por parte da docente
b) oficinas de leitura: aulas de leitura crítica de textos sob a orientação da docente realização de exercícios práticos.
c) apresentação oral e discussão de textos por grupos de alunos.

Método de avaliação

Avaliação
30% - Apresentação oral dos textos que integram o programa da unidade curicular + versão escrita da mesma realizada por grupos de estudantes
30% - Prova escrita 1 (sem consulta). Incide nos conteúdos leccionados até à data da sua realização
30% - Prova escrita 2 (sem consulta). Incide sobre os conteúdos programáticos não contemplados na prova anterior.
10% - Presença regular nas aulas, participação nas aulas teóricas e nas oficinas de leitura

Cursos