Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais

Código

711001050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Amélia Frazão Moreira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Familiarizar para as especificidades da construção do conhecimento em Ciências Sociais.
2. Aproximar à dimensão interdisciplinar dos processos de construção do conhecimento.
3. Articular temática e metodologicamente a Antropologia e as Ciências Sociais.
4. Promover o conhecimento sobre os diferentes métodos utilizados em Ciências Sociais e sobre as abordagens qualitativa e quantitativa.
5. Desenvolver a análise crítica das principais estratégias metodológicas utilizadas em Ciências Sociais relevantes para a investigação
antropológica.
6. Identificar e adequar os métodos e técnicas de pesquisa a distintas problemáticas e contextos empíricos.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Antropologia e Ciências Sociais: diálogos interdisciplinares.
2. Globalização, terrenos familiares e interdisciplinaridade: respostas metodológicas e reptos à antropologia contemporânea.
3. Trânsitos metodológicos em Ciências Sociais.
4. Etnografia e a questão do tempo em Antropologia.
4.1. Memória como fonte. Historia oral. Histórias de vida. Etnografia retrospectiva.
4.2. Pesquisa documental. O Arquivo e o documento. Técnicas de recolha e tratamento da informação.
4.3. Investigação antropológica com base documental.
5. Utilização dos inquéritos por questionário.
5.1. Recolha dos dados e estratégias de amostragem. As fontes estatísticas.
6. Usos do método etnográfico em Ciências Sociais e Humanas.

Bibliografia

ALBARELLO, L. et all, 2005, [1995], Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
BERNARD, H. R., 2006, Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches, Walnut Creek, AltaMira Press, 4ª edição.
CARIA, T. H., (eds.), 2002, Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
DENZIN, N. K.; LINCOLM, Y. S. (eds.), 1994, Handbook of Qualitative Research, London, Sage.

Método de ensino

Aulas expositivas.
Aulas focalizadas na apresentação de textos (estudos de caso) preparados pelos estudantes.
Oficinas de leitura.

Método de avaliação

Avaliação: Participação (20%); Apresentação e debate de textos teóricos e estudos de caso (40%); Teste escrito (40%).

Cursos