
Comunicação Empresarial
Código
711011007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as problemáticas envolvendo as estratégias de comunicação das empresas
b) Articular as estratégias de comunicação com as estratégias empresariais globais
c) Analisar as ligações entre as culturas empresariais e os comportamentos organizacionais, bem como o seu impacto nas práticas comunicacionais
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
1. Estratégia empresarial e estratégia comunicacional
2. A comunicação e a cultura empresarial
3. Ritos e rumores. Mitos e tabus na actividade empresarial
4. A comunicação interna e a gestão dos recursos humanos.
5. A comunicação externa, os stakeholders e a sociedade.
6. Auditorias de comunicação e gestão de imagem.
Bibliografia
Regouby , Christian, La Communication Globale comment construire le capital image de lentreprise, Paris, Les Editions dOrganisation, 1988
Costa Bueno, Wilson da, Comunicação Empresarial teoria e pesquisa, Barueri/SP, Brasil, Editora Manole Lda, 2003
Dagennais, Bernard, La Conférence de Presse ou lart de faire parler les autres,
Québec, Les Presses de lUniversité Laval, 1996
Hampden-Turner, Charles, Cultura de Empresa do círculo vicioso ao círculo virtuoso, Lisboa, Editorial Presença, 1993
Hotier, Hughes/Groupe de Recherche Entreprise et Communication, Cultures dEntreprise et Communication Internationale, Bordeaux, ISIC/Université de Bordeaux 3, 1989
Método de ensino
Estimulando a participação dos alunos, é feita a análise dos conceitos essenciais da comunicação empresarial, a partir de textos de carácter teórico e teórico-prático (60%- 40%).
Método de avaliação
Produção de três textos sobre matérias dadas no curso.
Trabalho facultativo teórico prático
Eventuais discussões de textos e do trabalho