Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comunicação Empresarial

Código

711011007

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender as problemáticas envolvendo as estratégias de comunicação das empresas
b) Articular as estratégias de comunicação com as estratégias empresariais globais
c) Analisar as ligações entre as culturas empresariais e os comportamentos organizacionais, bem como o seu impacto nas práticas comunicacionais

Pré-requisitos

Nenhuns

Conteúdo

1. Estratégia empresarial e estratégia comunicacional
2. A comunicação e a cultura empresarial
3. Ritos e rumores. Mitos e tabus na actividade empresarial
4. A comunicação interna e a gestão dos recursos humanos.
5. A comunicação externa, os “stakeholders” e a sociedade.
6. Auditorias de comunicação e gestão de imagem.

Bibliografia

Regouby , Christian, “La Communication Globale – comment construire le capital image de l’entreprise”, Paris, Les Editions d’Organisation, 1988
Costa Bueno, Wilson da, “Comunicação Empresarial – teoria e pesquisa”, Barueri/SP, Brasil, Editora Manole Lda, 2003
Dagennais, Bernard, “La Conférence de Presse – ou l’art de faire parler les autres”,
Québec, Les Presses de l’Université Laval, 1996
Hampden-Turner, Charles, “Cultura de Empresa – do círculo vicioso ao círculo virtuoso”, Lisboa, Editorial Presença, 1993
Hotier, Hughes/Groupe de Recherche Entreprise et Communication, “Cultures d’Entreprise et Communication Internationale”, Bordeaux, ISIC/Université de Bordeaux 3, 1989

Método de ensino

Estimulando a participação dos alunos, é feita a análise dos conceitos essenciais da comunicação empresarial, a partir de textos de carácter teórico e teórico-prático (60%- 40%).

Método de avaliação

Produção de três textos sobre matérias dadas no curso.
Trabalho facultativo teórico – prático
Eventuais discussões de textos e do trabalho

Cursos