
Marketing
Código
711011028
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Ana Margarida Barreto
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e familiarizar-se com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing.
b) Desenvolver um plano de Marketing de um produto ou serviço.
c) Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
- Conceito de Marketing e a evolução da função Marketing
- O Marketing e o ambiente envolvente
- O Mercado
- O consumidor
- Planeamento de marketing
- Estratégias de Segmentação e selecção do mercado alvo
- Marketing Mix: Conceitos e definições
- Políticas de produto, preço, distribuição e comunicação
- Políticas de marca
- Marketing de retalho
- Marketing das organizações não governamentais e entidades públicas
- Marketing e internet
- Marketing relacional
Bibliografia
KOTLER, P., Marketing Management, Analysis, Planning, Implementation and Control, Prentice Hall Int., sixth edition;
BROCHAND, B, and LENDREVIE, J, V. RODRIGUES, J, DIONÍSIO, P, Mercator, teoria e Prática do Marketing, Pub. D.Quixote, Lisboa;
Método de ensino
Cadeira teórica/prática, com recurso a método expositivo e demonstrativo com apresentação de casos de estudo, bem como realização de exercícios práticos.
Método de avaliação
A avaliação consistirá numa prova presencial de frequência escrita no final do semestre (70%) e no desempenho em trabalhos de grupo plano de marketing e estudo de caso e na participação em aula (30%).