
Semiótica
Código
711011042
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Clara Nunes Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica.
b) Identificar as principais correntes em que se desenvolveu este campo.
c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.
d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso tem um carácter propedêutico, orientado para o estudo de casos e exercícios de interpretação em aula, em torno dos seguintes tópicos:
1.Introdução às distinções conceptuais fundamentais do campo da semiótica a partir dos conceitos símbolo, signo e sistema,
2. Introdução às questões de representação: os conceitos de sentido e referência; os discursos como modos de representação.
3. Percursos interpretativos: recursos instrumentais para a análise de discursos e de imagens.
Bibliografia
BARTHES, Roland ([1967] 1971). O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70
COURTÈS, Joseph (1979). Introdução à Semiótica Narrativa e Discursiva. Coimbra, Livraria Almedina.
ECO, Umberto (1976). A estrutura ausente: introdução à pesquisa semiológica. São Paulo: Perspectiva.
HAWKES, Terence (1977). Structuralism and semiotics. Berkeley /los Angeles: University of California Press. (cap.1 e 2).
NÖTH, Winfried (1995). Handbook of Semiotics. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.
Método de ensino
As aulas serão teóricas (50%) e práticas (50%) e tentarão conciliar uma reflexão em torno das questões propedêuticas colocadas pela semiótica com uma análise prática de textos e imagens, de modo a confrontar ativamente os alunos com as questões de interpretação que colocam diferentes tipos de objetos semióticos.
Método de avaliação
2 trabalhos escritos presenciais (40%) (20% cada); trabalho autónomo (fichas de leitura ou outros trabalhos) (20%); trabalho presencial final (40%).