Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sistémica e Modelos da Informação

Código

711011043

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Graça Rocha Simões

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo fundamental da disciplina é o de conferir competências (sistémicas e instrumentais) que permitam assimilar a relevância dos contributos das teorias da informação, dos sistemas e da cibernética (e de modo geral das ciências «duras») para a compreensão do fenómeno comunicacional, nas suas vertentes técnica, interpessoal, grupal e societal.

O aluno deverá:
a) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais importantes precursores, modelos e teorias formais que têm a informação como conceito central;
b) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais recentes desenvolvimentos derivados dos do ponto anterior;
c) Ser capaz de reflectir sobre a aplicabilidade dos conceitos, modelos e teorias anteriormente analisados ao estudo da comunicação humana (interindividual, grupal e social).

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1.A Teoria Matemática da Comunicação (Shannon e Weaver).
2.Noções básicas da Cibernética (Wiener).
3.A Teoria dos Sistemas (Bertalanffy).
4.Classificações e descrição dos sistemas.
5.Dos autómatos celulares de von Neumann à noção de emergência. Fundamentos da teoria das redes.
6.Aplicabilidade e limites da abordagem sistémica.
a.O computador e a mente humana: a questão da Inteligência Artificial.
b.Sociologia e sistémica: aplicabilidade das teorias sistémicas à complexidade social.

Bibliografia

BARABÁSI, Albert-Lázló, Linked: How Everything is Connected to Everything else and what it means for Business, Science and Everyday Life, Nova Iorque, Plume, 2003.
FRANKLIN, Stan, Mentes Artificiais, Lisboa, Relógio d’Água, 2000.
WIENER, Norbert, Cibernética e Sociedade: O Uso Humano de Seres Humanos, São Paulo, Cultrix, 1984.
PARSONS, Talcott, O Sistema das Sociedades Modernas, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1974.
WEAVER, Warren e SHANNON, Claude E., The Mathematical Theory of Communication, Urbana (IL), University of Illinois Press, 1963.

Método de ensino

O método de ensino é, no essencial, expositivo (60%) mas será dada especial importância, sempre que possível, ao uso das novas tecnologias (40%) para exibir alguns modelos de análise no seu contexto prático (ex. os «autómatos» de von Neumann, caso em que há toda a vantagem em mostrar o modelo para melhor explicá-lo).

Método de avaliação

Um elemento de avaliação escrita individual e presencial (frequência) sobre a generalidade dos conteúdos do programa (50%).
Um trabalho individual (5 a 8 páginas) que aprofunde, à escolha do discente, um dos temas constantes do programa (50%).

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