
Teorias do Drama e do Espectáculo
Código
711011053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Cláudia Guerra Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as teorias fundamentais para compreender um dos aspectos fulcrais da comunicação contemporânea.
b) Adquirir sensibilidade para as artes do drama e do espectáculo, na dimensão histórica e contemporânea.
c) Desenvolver capacidades de leitura (de textos portugueses e estrangeiros), de análise, raciocínio crítico, síntese, organização e escrita.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
1.Dimensão dramática de toda a vida quotidiana, pública e privada;
2. Antropologia do espectáculo;
3.O drama enquanto género da estética e respectivos subgéneros;
4.Marcos fundamentais das teorias do drama, de Aristóteles aos nossos dias;
5.Elementos do espectáculo relação entre texto e cena, a personagem, o actor, a encenação, a recepção.
Bibliografia
Monique Borie, Martine Rougemont e Jacques Scherer, Estética Teatral: textos de Platão a Brecht, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
Erving Goffman, A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa, Relógio d´Água, 1993 (1959).
Paulo Filipe Monteiro, Drama e Comunicação, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010
Richard Sennet, The Fall of Public Man, New York, W. Norton, 1992.
William Shakespeare, Hamlet (tradução de Sophia de Mello Breyner), Lisboa, Lello, 1987.
Peter Szondi, Teoria do Drama Moderno: 1880 1950, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, incluindo debate, com o apoio dos materiais que estão disponíveis: bibliografia e DVDs. Visitas de estudo.
Método de avaliação
Exame (ou projecto de investigação original, se a sua proposta for seleccionada)