Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Visual

Código

711011060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Maria Margarida Godinho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O programa visa sensibilizar para o papel das imagem na cultura ocidental, para as relações entre experiência visual, comunicação e cultura e para a forma como a arte se insere numa determinada cultura visual que intersecta a experiência artística, mas não se confunde com ela. Neste sentido a disciplina visará a análise e discussão de objectos a partir dos quais os diferentes planos de leitura se intersectem e a sua materialização em diferentes media. Privilegiar-se-á uma perspectiva multidisciplinar e integrada de análise, dando atenção às possibilidades de desenvolvimento de uma literacia visual em contexto académico que complemente uma aprendizagem essencialmente baseada na palavra escrita.
Assim, pretende-se que o aluno:
1.Compreenda o conceito de cultura visual, na sua relação com outras áreas conceptuais próximas, como estudos culturais e estudos visuais;
2.Conheça e seja capaz de analisar alguns exemplos paradigmáticos das relações entre arte e cultura visual;
3.Adquira literacia visual, no sentido da formação de um pensamento crítico sobre as imagens e os seus modos de produção e difusão;
4.Conheça conceitos fundamentais na campo teórico, e seja capaz de os aplicar;
5.Reconheça e interprete modelos de representação visual na sua relação com contextos culturais e modelos conceptuais e comunicacionais específicos;
6.Seja capaz de reconhecer e analisar a cultura visual na qual se insere.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1.O que é a ‘cultura visual’? A origem e significado da área de estudos e sua delimitação. O conceito de cultura.
2.Cultura visual e modernidade.
2.1.O nascimento de uma ‘cultura visual’: o exemplo do Renascimento.
2.2.Visão, percepção e atenção: o ocularcentrismo ocidental a partir de 1800.
2.3.Cultura, imagem técnica e modernidade: da camera obscura à fotografia e ao cinema.
2.3.1.A camera obscura na cultura visual oitocentista.
2.3.2.A fantasmagoria.
2.3.3.A fotografia.
2.3.4.O cinema.
3.Sentidos e paradoxos da imagem.
3.1.A imagem-documento e a questão do realismo.
3.1.1.A ‘ontologia da imagem fotográfica’.
3.1.2.O dispositivo realista cinematográfico: “O Homem da Máquina de Filmar”, de Dziga Vertov.
3.2.A imagem técnica para além do real.
3.2.1.A imagem ‘espírita’.
3.2.2.A composição surrealista.
3.3.Imagem, memória, ideologia.
3.3.1.O caso da Iconografia da Salpêtriére e o caso Bertillon.
3.3.2.O construtivismo russo.
3.3.3.O fotojornalismo do século xx.
3.3.4.Cultura visual contemporânea: a revolução digital.

Bibliografia

-BAXANDALL, Michael, Painting and Experience in XV century Italy, OXFORD, Oxford University Press, 1978
-MIRZOEFF, Michael (ed.), The visual culture reader, Routledge, 1999
-BARTHES, Roland (1961) “A Mensagem Fotográfica”, in Revista de Comunicação & Linguagens, nº 39, Junho de 2008.
-BAZIN, André (1945) “Ontologia da Imagem Fotográfica”, in Revista de Comunicação & Linguagens, nº 39, Junho de 2008.
-SEKULA, Alan SEKULA, Allan “On the Invention of Photographic Meaning”. Victor Burgin (ed) Thinking Photography. London: Macmillan, 1982, 84-109.

Método de ensino

Exposição aberta, comentário paralelo à apresentação de imagens; aulas teórico-práticas de discussão e análise interactivas; visitas de estudo no âmbito do programa.

Método de avaliação

Assiduidade às aulas;
Trabalho escrito (relatório), sobre tema proposto e discutido com o professor, com um máximo de 3000 palavras;
Prova escrita presencial (frequência), sob a forma de dissertação sobre um tema.

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