
Atelier de Ciberjornalismo
Código
711011075
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Ana Paula Sá
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O Atelier de Ciberjornalismo, nas suas competências gerais, visa analisar a expansão e impacto da Internet na prática jornalística. A cadeira visa dotar os estudantes de instrumentos práticos e teóricos que lhes permitam pesquisar e produzir informação neste novo tipo de suporte, que conjuga características das três formas tradicionais de jornalismo: imprensa (escrito), radiofónico e televisivo.
Pretende-se assim que o aluno seja capaz de:
a) Analisar o meio, as suas fontes, os tempos de produção e os conteúdos das notícias «virtuais»;
b) Desenvolver as capacidades de análise, síntese e organização da informação;
c) Trabalhar na produção de notícias adequadas ao meio virtual, através de conhecimentos informáticos e tecnológicos relativos à sua área de estudo;
d) Desenvolver a capacidade de trabalho tanto individual como de equipa e o raciocínio crítico.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1.A Internet: ciberespaço, cibercultura e ciberlinguagem.
2. Os meios de comunicação social no novo suporte.
3.As aplicações no jornalismo de investigação.
4.O declínio do conceito de gatekeeper.
5.Fontes digitais e rotinas de produção.
6.O impacto das redes sociais no jornalismo. A Web 2.0.
7. O imediatismo, a globalização e a interactividade.
8. A escrita digital.
9.O lead; o corpo da notícia; construção e selecção de notícias; as fontes de informação e sua fiabilidade.
10.A produção jornalística diferenciada: site tradicional, e-paper, tablets e iphones.
Bibliografia
SALAVERRÍA, Ramón, Redacción Periodística en Internet, Eunsa, 2005;
TORRES, María Bella Palomo, El periodista on line: de la revolución a la evolución, Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2004;
PAVLIK, Jonh V. Jornalism and New Media. Columbia University Press. (2001);
KILLIAN, Crawford. Writing for the Web. Self-Counsel Press. (1999) ;
SCHELEIN, Alan M. Find It Online The Complete Guide to Online Research. Fax On (1999).
Método de ensino
Os alunos são incentivados a utilizar a Internet como ferramenta e meio de trabalho, ao mesmo tempo debatem os novos desafios que a comunicação em rede colocou ao jornalismo. Nas aulas são apresentados trabalhos e produzida peças jornalísticas adequadas ao meio digital.
Método de avaliação
Elaboração de notícias adequadas à internet, acompanhamento do docente (20%). Elaboração de reportagem para o jornal digital da cadeira Fora de Linha, em http://www2.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/ (grupo máx. três alunos) com recurso ao texto escrito, fotografia, áudio e vídeo (60%). Desempenho, assiduidade e participação nas aulas (20%). Sem exame.