Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Música Ibérica e Latino-Americana

Código

711021030

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Rui Vieira Nery

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina pretende dar ao aluno uma panorâmica geral das práticas musicais na América Latina, no período que vai do início da colonização ibérica às sucessivas independências nacionais do início do século XIX. Pretende-se analisar, muito em particular, as dinâmicas de aculturação, a aplicação às sociedades coloniais dos modelos metropolitanos, os reprocessamentos locais desses mesmos modelos e os processos de incorporação de alguns dessas transformações na matriz original dos colonizadores.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1) Semelhanças e diferenças entre os modelos culturais dos processos de colonização português e espanhol na América Latina;
2) A matriz peninsular (capela, mestre, organista, instrumentistas, claustra) e a realidade colonial (música e missionação, coros de indígenas, processos interculturais);
3) Os Vice-Reinos de Nova Espanha, Peru, Nova Granada e La Plata. O modelo musical espanhol aplicado aos antigos impérios pré-colombianos;
4) Música no Brasil, das capitanias costeiras à penetração colonial no interior. Os processos musicais brasileiros: o papel da Coroa, da Igreja e da sociedade civil;
5) A “República” jesuítica: a música na sociedade teocrática das missões;

Bibliografia

Béhague, G. (1979). Music in Latin America: An Introduction. Englewood-Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Nery, R. V. (2004). Spain, Portugal and Latin America. Buelow, G. A History of Baroque Music. Bloomington: Indiana University Press.

Bibliografia específica para cada tópico pode ser encontrada nas duas obras acima recomendadas. / Specific bibliography for each topic can be found in the above-mentioned works.

Método de ensino

Os tópicos são apresentados pelo professor e discutidos na aula, com forte ênfase na audição crítica de exemplos gravados do repertório.

Método de avaliação

Os alunos participam em dois testes de perguntas de desenvolvimentom com consulta dos seus apontamentos pessoais, a meio (40% da classificação final) e no final do semestre (60%).

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