
Teoria e Método das Ciências Musicais
Código
711021056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
Adriana Latino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as questões fundamentais relacionadas com o estudo científico da música;
b) Conhecer as origens históricas e as perspectivas actuais das Ciências Musicais;
c) Conhecer as diferentes áreas de pesquisa em Ciências Musicais;
d) Adquirir ferramentas para a investigação na área das Ciências Musicais;
e) Adquirir informação sobre recursos de carácter institucional e bibliográfico, nacionais e internacionais, para a pesquisa em Ciências Musicais;
f) Conhecer diversos modelos de trabalho científico; conhecer as normas gerais para a realização de um trabalho académico.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. As Ciências Musicais, suas origens e percurso histórico. Campos de estudo, objectivos e correntes.
2. Principais disciplinas e áreas de investigação: musicologia histórica, crítica musical, organologia, iconografia, teoria e análise, etnomusicologia, estética, sociologia da música, psicologia da música, acústica musical, etc.
3. A musicologia em Portugal: tendências da investigação. Recursos e instituições de investigação em CM. Métodos de investigação.
4. Aspectos práticos da investigação musicológica:
4.1. Pesquisa, ficha de leitura, recensão, elaboração de bases de dados.
4.2. Regras e modelos para a elaboração de bibliografias.
4.3. Normas para a identificação de fontes e citação de referências.
4.4. A apresentação oral de trabalhos e comunicações em seminários.
4.5. A elaboração e apresentação de um trabalho académico escrito.
Bibliografia
Brito, M. C. (1984). Musicology in Portugal since 1960. Acta Musicologica, 56 1, 29-47.
Cook, N. & Everist, M. (Eds.) (1999). Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press (excertos).
Eco, U. (2002). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
Kerman, J. (1985). Contemplating Music: Challenges to Musicology. Cambridge, MS, Harvard University Press. (trad. brasileira: 1987. Musicologia, Livraria Martins Fontes Editora).
Mugglestone, E. (1981). Guido Adler´s The Scope, Method and Aim of Musicology (1885): an English Translation with an Historico-Analytical Commentary. Yearbook for Traditional Music, 13, 1-21.
Sadie, S. (Ed.) (2001). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, Londres, MacMillan, s. v. \"Musicology\", \"Historiography\", etc.
Método de ensino
40% de aulas teóricas, 60% de aulas práticas. As aulas teóricas serão expositivas. Nas aulas práticas é solicitada a participação dos alunos para a discussão e comentário de textos, para a apresentação de pequenos trabalhos e para a realização de tarefas informais. No ponto 4 dos conteúdos (aquisição de ferramentas de trabalho de carácter específico) a componente prática será intensificada com diversos exercícios na aula. Haverá uma visita guiada à Biblioteca da FCSH e a realização de uma visita de estudo exterior (Biblioteca Nacional ou Torre do Tombo). A Biblioteca da FCSH costuma colaborar nesta disciplina com uma sessão de trabalho sobre as diferentes bases de dados disponíveis no site.
Método de avaliação
Um teste escrito (40%) e um trabalho sobre um tema disponibilizado pela docente; este trabalho deve cumprir os requisitos que serão definidos na alínea 4. e) dos conteúdos (40%). Os pequenos trabalhos e o relatório da visita de estudo terão um peso de 10% + 10% na nota final.