
Collegium Musicum
Código
711021067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
3
Professor responsável
Jorge Matta
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ao concluir com sucesso esta UC, o aluno deverá ser capaz de:
a) Participar com qualidade e exigência na performance de música coral;
b) Perceber a ligação entre música prática e Musicologia, compreendendo que a performance e a interpretação se devem apoiar na análise musical e no conhecimento dos contextos histórico, social e cultural;
c) Aplicar espírito crítico na apreciação da interpretação musical.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Técnica vocal: exercícios básicos de respiração, relaxamento, âmbito vocal e exploração de ressonâncias.
2. Execução de obras vocais de várias épocas. Trabalho técnico e interpretativo conjunto, com foco na exploração das qualidades pessoais e musicais dos alunos. Repertório a escolher de entre: vilancicos do Cancioneiro de Elvas; madrigais italianos e ingleses; canções ou harmonizações de canções de Schubert, Brahms, Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso e outros. Arranjos de canções de Natal.
3. Introdução ao estudo da interpretação musical, através da execução nas aulas, da leitura e discussão de textos e da audições de obras e assistência a concertos.
Bibliografia
Alguns textos escolhidos a partir das seguintes obras / Some chosen excerpts from the following works:
Cook, N. (2007). Music, performance, meaning: Selected Essays. Cambridge: Cambridge University Press.
Donnington, R. (1982). The Interpretation of Music. London: Faber.
Harnoncourt, N. (1982). Le Discours Musical. Paris: Galimard.
Rondeleux, L.-J. (1977). Trouver sa voix. Paris: Éditions du Seuil.
Rink, J. (1995). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press.
Rink, J. (2002). Musical performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press.
Schechner, R. (2006). Performance Studies: an Introduction. New York: Routledge Ed.
Método de ensino
Em cada aula são executados exercícios de técnica vocal e ensaiadas uma ou várias peças do repertório proposto. São sublinhados aspectos estruturais das peças, a sua directa relação com a interpretação em geral, e questões estilísticas. Em algumas aulas são também discutidos textos previamente distribuídos, sendo pedido aos alunos um comentário escrito; serão realizadas audições comentadas e, sempre que possível, organizada/recomendada a assistência a concertos. Uma parte do repertório escolhido destina-se à realização de um concerto de Natal, aberto à participação de toda a comunidade da FCSH.
É obrigatória a presença num mínimo de 75% das aulas.
Método de avaliação
Para a nota final é contabilizada a avaliação contínua (50%), duas provas (34%), nas quais os alunos, em trios ou quartetos, cantam à sua escolha duas das peças que foram previamente trabalhadas na aula, e os comentários escritos aos textos distribuídos (16%).