Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Filosofia Medieval

Código

711031072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Nuno da Rosa Ferro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Adquirir conhecimento aprofundado de figuras relevantes do pensamento filosófico medieval.
2. Adquirir a capacidade de leitura crítica e autónoma de alguns textos filosóficos fundamentais do período medieval.
3. Desenvolver a capacidade de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
4. Analisar problemas filosóficos específicos da época medieval.
5. Reconhecer ligações entre o pensamento medieval e alguns textos e conceitos filosóficos actuais.
6. Adquirir a capacidade de comparar autónoma e criticamente o tratamento medieval e contemporâneo de problemáticas afins.
7. Adquirir um conhecimento aprofundado dos “conflitos” metodológicos e doutrinais da filosofia medieval, na sua articulação com os problemas filosóficos com que se prendem.
8. Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas no âmbito disciplinar da Filosofia Medieval.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Os conceitos de Vontade e liberdade em Tomás de Aquino e Duns Escoto. Estudo e análise da polémica conceptual entre Tomás de Aquino e Duns Escoto relativamente à vontade, às relações com o intelecto e à natureza da causalidade própria da vontade e da liberdade.

Bibliografia

TOMÁS DE AQUINO, Suma Theologiae, Ia-IIae, qq. 1-21; De Malo, q.6.
DUNS ESCOTO, Ordinatio (textos concretos indicados ao longo do curso).
DUNS ESCOTO, Qauestiones super libros Metaphysicorum Aristotelis, IX (ed. bilingue WOLTER, A (ed. e trad.), John Duns Scotus. A Treatise on Potency and Act., New York. The Franciscan Institue, 2000).
WOLTER, A (ed. a trad.), Duns Scotus on the Will and Morality, Washington, The Catholic Univesity of America Press, 1997.

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Aturada análise e comentário dos textos em causa. Análise fenomenológica. Discussão de perspectivas alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor.

Cursos