
Temas de Lógica
Código
711031081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Paulo Melo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Análise de tópicos situados no âmbito da lógica filosófica
b) Integração desses tópicos na sua relação própria com a lógica em sentido estrito e com outras áreas do saber filosófico, como a epistemologia e a ontologia
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Apresenta-se a seguir uma lista exemplificativa dos temas a tratar (em cada ano, serão escolhidos com os alunos alguns dos tópicos deste conjunto em aberto): concepções da lógica; cálculo de dedução natural versus cálculo axiomático; os teoremas básicos da metalógica; paradoxos; validade lógica; a distinção entre enunciados analíticos e enunciados sintéticos; verdades necessárias e essencialismo; carácter predicativo ou não predicativo de existe; referência e modalidade; nomes próprios, termos singulares, termos gerais e termos de espécie natural; funções de verdade; quantificação universal e quantificação existencial; quantificação em contextos extensional e intensional; quantificação objectal e quantificação substitutiva.
Bibliografia
* Jacquette, Dale (ed.), «A Companion to Philosophical Logic», Blackwell Publishing, Oxford, 2006
* Quine, W. V., «Philosophy of Logic», Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, N.J., 1970
* Sainsbury, Mark, «Logical Forms», Basil Blackwell, Oxford, 1991
* Strawson, P. F. (ed.), «Philosophical Logic», Oxford University Press, London, 1967
* Wolfram, Sybil, «Philosophical Logic, an Introduction», Routledge, London and New York, 1989
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho individual escrito, com exposição oral [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.