
Desenvolvimento Sustentável
Código
711041007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Firmino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as relações de interdependência entre os ambientes físico e humano;
b) Discutir o conceito de Desenvolvimento Sustentável;
c) Reconhecer a diversidade de abordagens disciplinares e a sua aplicação no âmbito social, económico e ambiental;
d) Conhecer e respeitar os princípios éticos e os valores ambientais;
e) Compreender os processos e os mecanismos de mudança;
f) Explicar os conflitos de paradigmas;
g) Avaliar de forma crítica o Direito do Ambiente;
h) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os diferentes comportamentos sociais;
i) Analisar a diversidade de perspectivas e de técnicas utilizadas na arquitectura ecológica e energias alternativas;
j) Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
(1) Sinopse evolutiva do conceito de Desenvolvimento.
(2) Definição de Desenvolvimento Sustentável.
(3) Indicadores e ferramentas de medição da sustentabilidade: a Pégada Ecológica.
(4) Conflito de Paradigmas nos domínios: Político, Económico, Sócio-Cultural e Científico. (5) Ética Ambiental.
(6) Direito do Ambiente e Ordenamento do Território.
(7) Arquitectura e Paisagem: a arte do design ecológico.
(8) As Energias Alternativas.
(9) Educação Ambiental: alguns exemplos de sensibilização da sociedade.
(10) O Homem e o mito: o despertar duma consciência global.
Bibliografia
FIRMINO, A., A Casa Ecológica: inovação e desenvolvimento sustentável, GeoInova, nº 10, 2004, pp. 101-113.
BOTKIN, D.; KELLER, E., Environmental Science, 4ª Ed., Nova Iorque, Wiley, 2003, pp. 7-10; 35-47; 211-231; 343-419; 585-597.
SILVA, V., Verde Cor de Direito, Almedina, Coimbra, 2002, pp. 63-83.
MURPHY, B., Transforming Ourselves, Transforming the World, Londres, Zed Books, 1999, pp. 3-12; 78-99.
PILLET, G., Economia Ecológica, Lisboa, Instituto Piaget, 1997, pp. 13-45; 251-281.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (debate); trabalho de grupo
Método de avaliação
A cada aluno é exigido:
- Leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto
de avaliação através de um teste escrito (60%);
- Realização de um trabalho teórico-prático, cerca de 15 a 20 páginas (30%) em grupo até 3 participantes;
- Apresentação oral do trabalho teórico-prático (10%).