
Geografia da População
Código
711041019
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Maria Dulce Pimentel
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender e aplicar conceitos no domínio da geografia da população
b) Conhecer as principais fontes, métodos de análise e formas de representação dos fenómenos demográficos
c) Recolher, tratar e analisar informação de diversas fontes
d) Compreender a dinâmica da população, a sua estrutura e os factores explicativos
e) Reflectir sobre os problemas que actualmente afectam a população a diferentes escalas
f) Conhecer as principais teorias da população e a relação entre crescimento populacional e desenvolvimento
g) Resolver exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução ao estudo da geografia da população
2. Distribuição espacial e dinâmicas populacionais
3. As estruturas demográficas e socio-económicas
4. Mobilidade espacial da população
5. Políticas populacionais e ordenamento do território
6. Cenários demográficos. Projecções de população a várias escalas
Bibliografia
BAILEY, Adrian, Making Population Geography, Londres: Hodder Arnold Publ., 2005.
NAZARETH, Joaquim Manuel, Demografia, a Ciência da População, Lisboa: Ed. Presença, 2004.
NEWBOLD, K. Bruce, Population Geography: tools and issues, 2ª edição, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2013.
TORRES, Adelino, Demografia e desenvolvimento: elementos básicos, Lisboa: Gradiva, 1996.
WEEK, John R., Population: an introduction to concepts and issues, 11ª edição, Wadsworth Publishing, 2011.
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas, incorporando em cerca de metade uma componente expositiva. Nestas sessões, faz-se apelo à participação dos estudantes com a colocação de questões pertinentes sobre as temáticas em análise e o reforço da importância do trabalho de revisão da bibliografia, cujos títulos são indicados em cada sessão. Nas aulas de carácter prático, o trabalho dos estudantes centra-se na resolução de exercícios e interpretação dos resultados, bem como na análise crítica de textos relacionados com as temáticas propostas. Neste tipo de sessões pode também ser feito o visionamento e comentário de filmes.
Método de avaliação
O método de avaliação proposto para a disciplina inclui três componentes:
1) Uma componente teórica que consiste na realização de um teste escrito (correspondendo a 40% da nota final);
2) Uma componente prática que pressupõe a resolução de exercícios de aplicação de conhecimentos (correspondendo a 10% da nota final) e de dois trabalhos (20% e 25%, respectivamente);
3) Assiduidade e participação na aula (correspondendo a 5% da nota final), cuja avaliação ponderará elementos como a colocação de questões pertinentes, autonomia na resolução de problemas, capacidade de análise e de síntese.