
Sistemas de Informação Geográfica
Código
711041050
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Rossana Estanqueiro, Rui Pedro Julião
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
b) Conhecer as principais componentes dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
c) Conhecer as áreas de aplicação dos SIG
d) Compreender os fundamentos da Informação Geográfica
e) Identificar oportunidades para aplicação dos SIG
f) Criar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
g) Desenvolver metodologias de análise espacial
h) Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Apresentação
2. Introdução aos SIG
2.1. Enquadramento e Definições
2.2. Aplicações e Utilizadores
2.3. Modelos de Dados
2.4. Implementação
3. Análise Espacial
3.1. Modelos Operacionais
3.2. Aquisição e Estruturação
3.3. Integração
3.4.Exploração
4. Projecto
Bibliografia
LONGLEY, P.; GOODCHILD, M.; MAGUIRE, D. E RHIND, D., Geographical Information Systems and Science, 2ª ed., Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2005.
JULIÃO, Rui Pedro, Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional, Lisboa, UNL, Tese de Doutoramento, 2001.
MATOS, João Luís, Fundamentos de Informação Geográfica, Geomática, 2001.
BURROUGH, P., MCDONNELL, R., A. , Principles of Geographical Information Systems (Spatial Information Systems), Oxford, Oxford Univ Press, 2nd edition, 1998.
GOODCHILD, M. F., Rediscovering The World Through GIS: prospects for a second age of geographical discovery, in GIS PlaNET 98 CD-ROM proceedings, Lisboa, 1998.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas (manipulação de plataformas tecnológicas); Exploração de textos e trabalho de grupo.
Método de avaliação
A cada aluno é exigido:
- a leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos, conjuntamente com o material das aulas, serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- a realização de uma apresentação;
- a participação num trabalho de grupo com relatório.