
Teorias e Políticas de Desenvolvimento
Código
711041052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Gonçalo Manuel Antunes, Maria Regina Salvador
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Transmitir um conjunto de saberes, de natureza teórica e empírica, relacionados com o Desenvolvimento;
b) Apreciar quantitativa e qualitativamente o subdesenvolvimento.
c) Aplicar metodologias de análise que permitam a caracterização das lógicas espaciais de distribuição das actividades, da riqueza, do desenvolvimento humano e da pobreza.
d) Dominar modelos explicativos do crescimento económico.
e) Avaliar as políticas para o Desenvolvimento.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
(1) Conceito de Desenvolvimento. (2) Critérios e Indicadores de Desenvolvimento. (3) Os Factores Geográficos do Desenvolvimento. (4) População e Desenvolvimento. (5) Desenvolvimento Rural. (6) Urbanização e desenvolvimento. (7) Ambiente. (8) A Ajuda ao Desenvolvimento. (9) Combate à Pobreza. (10) Portugal e os Países da CPLP.
Bibliografia
PRESTON, P.W., Development Theory, Oxford, Blackwell, 2002.
HODDER, R., Development Geography, Londres, Routledge Contemporary Geography Series, 2000.
TODARO, M., Economic Development, Nova Iorque, Addison-Wesley Longman, 2000.
POTTER et al., Geographies of Development, Londres, Longman, 1999.
LACOSTE, Yves, Géographie du Sous-Développement, Paris, Puf, 1976.
Método de ensino
Nas aulas (teóricas e práticas) é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos, incentivando-se a participação dos alunos (interacção docente-aluno). As aulas práticas constituem 50% do total das aulas e incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.
Método de avaliação
- Leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
-Participação num trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina.