Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Demografia dos Países Lusófonos

Código

711041056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apreender os principais conceitos utilizados em Demografia;
b) Conhecer as componentes da evolução da população;
c) Compreender as principais causas e efeitos espaciais e socioeconómicos das alterações das estruturas demográficas;
d) Perceber a importância da inter-relação entre população, desenvolvimento e ambiente;
e) Apreender os objectivos e os efeitos das políticas populacionais ou da sua ausência;
f) Identificar os aspectos comuns e específicos das estruturas e dinâmicas das populações dos países lusófonos;
g) Apontar soluções para os problemas relacionados com o trinómio população/desenvolvimento/ambiente;
h) Elaborar análises e diagnósticos demográficos a várias escalas;

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

(1) Relevância e objectivos da Demografia; (2) Principais conceitos aplicados nos estudos demográficos; (3) Dinâmica natural e migratória da evolução populacional; (4) A realidade demográfica nos países lusófonos; (4.1) Distribuição espacial da população – disparidades regionais, população urbana e rural; (4.2) Estruturas populacionais - composição por sexo e idade; (4.3) Relação entre população, ambiente e desenvolvimento; (4.4) Políticas demográficas explícitas e implícitas.

Bibliografia

Aryeetey-Atthoh, Samuel (2003) - “Population Geography of Sub-Saharan Africa”, in Geography of Sub-Saharan Africa, Nova Iorque, Prentice Hall, 2003, pp. 120-146.
Bandeira, Mário Leston (1996) – Demografia e Modernidade: Família e Transição Demográfica. Lisboa, INCM;
Livi Bacci, Massimo, “500 Anos de Demografia Brasileira: uma Resenha”, Revista Brasileira de Estudos de População, vol. 19, nº 1, 2002, pp. 141-159.
http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol19_n1_2002/vol19_n1_2002_8pontodevista_141_159.pdf
Nazareth, Joaquim M. (2004) – “Demografia: a ciência da população”. Queluz, Presença.
Sanchez Barricarte, Jesus Javier (2008) – “El crecimineto de la población mundial. Implicaciones socioeconómicas, ecológicas y éticas”. Valência, Tirant lo Blanche.
Weeks, John R. (2008) – “Population: an introduction to concepts and issues”. Belmont, Wadsworth.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas. Na componente prática deverão ser feitos: i) o acompanhamento e controlo, por etapas, da execução de um trabalho de grupo: ii) debates, mediados pelo professor e suportados em textos ou outros materiais de apoio, sobre os diversos temas da disciplina.

Método de avaliação

A cada aluno é exigido:
- Leitura de bibliografia seleccionada, cujos conteúdos serão objecto de avaliações escritas:
a. Frequência (35%);
b. 5 testes de curta duração (aproximadamente 30 minutos), dos quais serão contabilizados os 4 com classificações mais elevadas (35%)
NOTA: Os alunos que assim o pretendam - por exemplo, por não terem realizado 4 testes - podem concentrar na Frequência os 70% da classificação final determinados por estes elementos de avaliação
- Realização de um trabalho escrito (elaborado em grupo - 20%) e com três momentos de apresentação oral (acção individual - 5%);
- Assiduidade regulamentar e adequada participação nas aulas (5%).






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