
Geografia Humana dos Países Lusófonos
Código
711041057
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Utilizar a linguagem geográfica para caracterizar a distribuição dos fenómenos humanos nos países Lusófonos.
b)Contextualizar a distribuição geográfica dos países lusófonos no império português do século XV e XVI e nas dinâmicas do sistema-mundo actual.
c)Compreender as relações que unem o espaço lusófono como permanências de um passado comum e como resultado das dinâmicas do sistema-mundo.
d)Identificar os principais problemas e potencialidades dos países lusófonos nos domínios da demografia, actividades económicas e organização territorial.
e)Identificar tendências na evolução dos modelos de povoamento e dos principais problemas urbanos dos países lusófonos.
f)Identificar e interpretar as especificidades que diferenciam os países lusófonos nos domínios em estudo nesta disciplina.
g)Identificar potencialidades e desafios de desenvolvimento dos países lusófonos.
h)Demonstrar capacidades de pesquisa e de escrita autónoma sobre conhecimentos adquiridos, através da elaboração de um trabalho escrito, e de apresentação oral dos resultados obtidos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1.Introdução à Geografia Humana: conceitos de espaço, tempo e lugar.
2.Contextualização dos Países Lusófonos à escala mundial: do império português às dinâmicas do sistema-mundo actual.
3.A população dos Países Lusófonos: distribuição espacial e diferenciação social e cultural.
4.As actividades humanas e os seus impactos: da agricultura de subsistência aos novos modos de produção e consumo.
5.Os modelos de organização espacial: da matriz pré-colonial ao mundo actual.
6.Do rural ao urbano: os problemas e os desafios das dinâmicas do povoamento e do crescimento urbano intensivo; o direito à cidade e o direito à habitação.
7.A cooperação e o desenvolvimento: desafios e oportunidades para os Países Lusófonos.
Bibliografia
1.CARDOSO, Pedro (dir.), 2004 a 2010, Atlas da Lusofonia, Lisboa, Prefácio (um por país lusófono);
2.Sites do Banco Mundial (www.worldbank.org) e das Nações Unidas: www.hdr.undp.org (relatórios do desenvolvimento humano) e www.unep.org/dewa/africa/africaAtlas/PDF (2008 Atlas sobre o Ambiente em África);
3.IPAD, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, vários anos, PICs e PACs do PALOPs e Timor-Leste, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal;
4.Banco de Portugal, (vários anos), Evolução das Economias dos PALOPs e de Timor-Leste, Lisboa;
5.INE, (vários anos), Estatísticas da CPLP, Lisboa.
Método de ensino
Aulas expositivas/ teóricas e práticas/participativas para a orientação do trabalho escrito, realização de pequenos exercícios e apresentação oral da síntese do trabalho escrito.
Método de avaliação
. Leitura de textos seleccionados e apontamentos das aulas, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
. Realização de exercícios de aplicação de conhecimentos em contexto de aula;
. Apresentação oral de uma síntese do trabalho escrito.
Avaliação contínua, incluindo o trabalho escrito e a sua apresentação oral , 50%. Teste escrito, 50%.