
Seminário em Território e Desenvolvimento
Código
711041061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
12
Professor responsável
Maria Regina Salvador
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Transmitir um conjunto de saberes relacionados com o desenvolvimento territorial.
b) Discutir políticas de inovação e desenvolvimento territorial a diferentes escalas geográficas
c) Analisar experiências de desenvolvimento regional e local na Europa e em Portugal.
d) Avaliar o papel da concentração geográfica e das redes no crescimento e no desenvolvimento económico.
e) Aplicar os conhecimentos adquiridos na realização de um trabalho de projecto sobre problemas de desenvolvimento à escala local/regional.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
((1) O território como discurso identitário
(2) A produção dos territórios: actores e estratégias.
(3) Reflexão crítica sobre diferentes modelos de gestão do território.
(4) Direito do Ambiente e ordenamento do território.
(5) Indicadores e ferramentas de sustentabilidade dum território.
(6) Novas dinâmicas territoriais em Portugal.
(7) Problemas de desenvolvimento em territórios específicos (centros de cidade; periferias urbanas; áreas rurais; espaços de montanha, transfronteiriços e insulares,
) [Este ponto destina-se exclusivamente aos trabalhos práticos] .
Bibliografia
DANIELS, P. et all (ed.), Geographies of the New Economy. Critical Reflections. Londres, Routledge, 2007, 198p.
NETO, Paulo A., Território e Desenvolvimento Económico, Lisboa, Instituto Piaget, 2006, 211p.
PIKE, Andy, Local and Regional Development, 1ª ed., Londres, Routledge, 2006, 310p.
SILVA, V., Verde Cor de Direito, Almedina, Coimbra, 2002, pp. 63-83.
PILLET, G., Economia Ecológica, Lisboa, Instituto Piaget, 1997, pp. 13-45; 251-281.
Método de ensino
- A leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- A participação num trabalho de projecto, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina.
Método de avaliação
- Teste escrito sobre um conjunto de textos seleccionados (60%);
- Participação num trabalho de projecto sobre problemas de desenvolvimento (30%) e respectiva apresentação oral (10%).